“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GABINETE DA RBE REÚNE COM PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS E COORDENADORES DO PTE

O Gabinete da RBE está a realizar reuniões sectoriais com todos os professores bibliotecários e coordenadores do Plano Tecnológico das Escolas (PTE). Hoje e amanhã são realizadas 4 sessões no Porto, na renovada e muito bonita ES Soares dos Reis (ex-ES/3 Oliveira Martins). Na sua intervenção, a Dra Teresa Calçada começou por saudar os PB enquadrados pela nova legislação bem como os colegas do PTE e foi discorrendo sobre a importância estratégica do trabalho articulado entre ambos: são elementos de uma equipa pedagógica precisamente porque vivemos num mundo cada vez mais digitalizado e as práticas devem ser a favor das literacias quer de alunos quer dos docentes; sublinhou quão importante é, discutirmos aquilo que perturba ou optimiza este PTE e que estas equipas se devem assumir pró-aprendizagem dentro das escolas (as componentes mais tecnológicas aliadas às mais pedagógicas para desenvolver as competências leitoras dos alunos) sendo que o denominador comum é: fazer leitores. Ao longo da sua intervenção, a responsável nacional da RBE destacou, com clareza, qual é a missão das bibliotecas, qual a sua importância para o sucesso educativo, como se devem assumir, com base em programas bem delineados e sustentados, pro-activas no desenvolvimento das competências literácitas; chamou a atenção para a absoluta necessidade das bibliotecas familiarizarem os alunos com grande diversidade de documentos, actualizados, bem direccionados para as suas necessidades e gostos, nos mais variados suportes.
A intervenção foi suficientemente 'cirúrgica' no que toca a todos os desafios, ameaças e oportunidades que as bibliotecas enfrentam, sendo que a recolha de evidências, através de instrumentos adequados e seguindo o Modelo de Auto Avaliação que vai ser aplicado em todas as bibliotecas, a partir deste ano e após um período de experimentação, é fundamental.
A Dra Ana Bela (GRBE) fez, também, uma intervenção de carácter mais teórico que serviu como quadro conceptual para se perceber melhor porquê, como, para quê, as bibliotecas escolares existem no contexto actual com todos os desafios que a internet nos coloca. Destacou a importância das redes sociais e das vantagens de utilizarmos as diversas ferramentas que a web 2.0 coloca ao nosso alcance.
Nesta sessão, houve ainda espaço para se colocarem questões do foro PTE à sua coordenadora na DREN, eng Fátima Pais e a Dra Carla Tavares, representando o director-adjunto da DREN, encerrou a sessão.

-

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails