“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A "NUVEM" DIGITAL

Hoje, basta um computador ligado à internet para ter acesso a praticamente qualquer filme, livro ou música, muitas vezes de forma ilegal. Logo mais, não será necessário baixar nada para ter tudo isso quando e onde quiser. E, o melhor, dentro da lei e, muitas vezes, grátis.

Cortesia da nuvem. Mas afinal o que é isso? No mundo pré-internet, tudo devia estar instalado ou armazenado no computador. Com a nuvem, tudo é acessado via internet.

“A cultura já está online. Qualquer mídia pode ser digitalizada com vantagens econômicas para a indústria. O que vemos agora, é a internet se tornando o principal suporte de acesso à cultura e ao entretenimento”, observa o estudioso norte-americano Nicholas Carr, autor de A Grande Mudança (editora Landscape), em que defende que a nuvem está mudando a sociedade de forma tão profunda quanto a energia elétrica nos últimos cem anos.

Antes disso é preciso entender como chegamos aqui. Se desde a virada do século ninguém dava mais muita bola para o CD, porque todos queriam ter o seu iPod lotado de músicas; o sucesso do aparelho, no seu conceito original, só foi possível porque a era Napster havia se disseminado o compartilhamento de músicas na rede. Ler +

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails