Hoje, basta um computador ligado à internet para ter acesso a praticamente qualquer filme, livro ou música, muitas vezes de forma ilegal. Logo mais, não será necessário baixar nada para ter tudo isso quando e onde quiser. E, o melhor, dentro da lei e, muitas vezes, grátis.
Cortesia da nuvem. Mas afinal o que é isso? No mundo pré-internet, tudo devia estar instalado ou armazenado no computador. Com a nuvem, tudo é acessado via internet.
“A cultura já está online. Qualquer mídia pode ser digitalizada com vantagens econômicas para a indústria. O que vemos agora, é a internet se tornando o principal suporte de acesso à cultura e ao entretenimento”, observa o estudioso norte-americano Nicholas Carr, autor de A Grande Mudança (editora Landscape), em que defende que a nuvem está mudando a sociedade de forma tão profunda quanto a energia elétrica nos últimos cem anos.
Antes disso é preciso entender como chegamos aqui. Se desde a virada do século ninguém dava mais muita bola para o CD, porque todos queriam ter o seu iPod lotado de músicas; o sucesso do aparelho, no seu conceito original, só foi possível porque a era Napster havia se disseminado o compartilhamento de músicas na rede. Ler +
Nenhum comentário:
Postar um comentário