“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 29 de abril de 2009

SOBRE A TRANSITORIEDADE DOS SUPORTES

Com certeza que já nos questionámos sobre a preservação da informação em diversos suportes e como alguns têm sido mais transitórios do que outros... Umberto Eco dá-nos a sua visão sobre esta questão que foi debatida no encerramento da jornadas "Escola para Livreiros, em Veneza. De leitura obrigatória, aqui.

terça-feira, 28 de abril de 2009

COMO É QUE O E-BOOK VAI MUDAR A FORMA COMO LEMOS E ESCREVEMOS?

"How the E-Book Will Change the Way We Read and Write" é um interessantíssimo artigo de Steven Johnson, publicado no The Wall Street Journal. O autor partilha as suas reflexões sobre a forma como a acessibilidade (cada vez maior e mais fácil) aos e-books vai/está a mudar a forma como lemos e, daí decorrente, a forma como se escreverá. Estamos a entrar na maior revolução desde a invenção de Gutenberg. Se pensarmos nos benefícios que ela trouxe ao desenvolvimento da humanidade, imaginemos o que vem aí...

2º ENCONTRO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO

Vai decorrer nos próximos dias 14, 15 e 16 de Maio, na Junta de Freguesia e na Biblioteca de S. João da Madeira, o 2º ENCONTRO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO. oficinas, palestras, exposições, visitas e feira do livro constituem o programa. Inscrições aqui.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

TED - TECNOLOGIA DO FUTURO ...JÁ HOJE!

Melhor do que explicar,o melhor é ver e ouvir! Depois é difícil voltar...à Terra!!! TED= Technology, Entertainment, Design.


II ENCONTRO DE COORDENADORES DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

No próximo dia 9 de Maio, vai decorrer na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo o II Encontro de Coordenadores de Bibliotecas Escolares, onde se analisarão os desafios que o novo ambiente digital coloca aos Coordenadores das Bibliotecas Escolares e a todos aqueles que contribuem para o seu desenvolvimento (Bibliotecas Municipais/SABE, Conselhos Executivos/Directores, etc.). Entrada livre. Programa aqui.

DO PAPEL AO...PAPEL ELECTRÓNICO!!

O que aí vem...muito em breve!!

Imagine-se sentado em um banco de praça, quando alguém ao seu lado retira de um fino canudo uma folha retrátil e transparente de tamanho A4. De repente, letras e imagens aparecem naquela folha, como se fosse uma página impressa. O contraste e a visibilidade das letras em diferentes ângulos lembram uma folha de papel. Isso ainda é uma cena de ficção. Você não encontra esse produto na loja da esquina, mas Epson, Fujitsu, HP, Hitachi, IBM, Kodak, Motorola, Philips, Pioneer, Samsung, Siemens, Sony e Xerox, para citar apenas empresas conhecidas do grande público, trabalham para que isso não demore a acontecer. O papel eletrônico – a folha transparente da cena imaginária – já existe em diversos produtos. Falta apenas ele aparecer no design imaginado acima e com um preço compatível com a renda de boa parte da população. Ler +

MAIS FILMES VENCEDORES NO CONCURSO DO BIBLIOFILMES 2009

"O Júri escolheu como vencedor no melhor Vídeo de aula/actividade escolar para promover a leitura:Os livros têm boca, a participação das Professoras Teresa Lares e Manuela D.L. Ramos. Actividade de promoção da leitura e do livro desenvolvida com o 5ºD na disciplina de EVT - em articulação com a Biblioteca da Escola EB 23 de Beiriz no âmbito do projecto aLeR+. Veja por que é que esta participação mereceu a distinção."
"Veja por que é que Ler dá Cor à tua Vida, a participação do aluno Tiago Oliveira com um Slogan de promoção da leitura criado no âmbito da disciplina de Multimédia B., enviada por Augusta Castro (coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Vila Nova de Famalicão), mereceu a distinção de uma Menção Honrosa:"

PARABÉNS BE E 11º D DA ES/3 DA LIXA!!

MUITOS PARABÉNS AOS ALUNOS DO 11ºD E AO SEU PROFESSOR E COORDENADOR DA BE da ES/3 da Lixa, BASÍLIO MENDES porque "Nesta edição 2009, a Votação Popular e a Votação do Júri coincidiram na escolha do Vencedor do concurso de vídeos no YouTube “BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!” para a comunidade da Língua Portuguesa do BiblioFilmes Festival (um novo conceito de promoção do livro, da biblioteca e da leitura através do cinema e das novas tecnologias)."!!

domingo, 26 de abril de 2009

CONFERÊNCIA ANUAL DOS BIBLIOTECÁRIOS ESCOLARES NA CROÁCIA

Os mais atentos terão estranhado a falta de 'posts' durante (quase) uma semana mas aqui fica a explicação: estive no 21º Encontro Anual dos Bibliotecários Escolares Croatas, que este ano se realizou em Zadar, a convite da Agência da Educação croata. Apresentei uma comunicação sobre o nosso programa da RBE que os deixou muito bem impressionados. Segundo opiniões manifestadas, temos uma política muito favorável e condições excepcionais para ter bibliotecas escolares de alto nível. Eles também são exigentes e os bibliotecários escolares têm mesmo que ter o curso de ciências documentais, sendo que a maioria (senão todos) já foram ou ainda são, cumulativamente, professores (é que o número de horas na biblioteca depende do número de alunos da escola). Estive em 2 bibliotecas escolares e uma pública e gostei muito do que pude observar. Uma experiência muito enriquecedora para ambas as partes... Algumas fotos a testemunhar:


segunda-feira, 20 de abril de 2009

FORUM RBE

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares promove no próximo dia 26 de Junho, na FIL - Parque das Nações, o FORUM Rede de Bibliotecas Escolares que tem como público-alvo todos os coordenadores interconcelhios e locais e todos os coordenadores a tempo inteiro ou parcial das bibliotecas escolares integradas no Programa RBE e bibliotecários municipais. O FORUM RBE pretende reflectir sobre os desafios que as literacias do séc. XXI colocam às bibliotecas escolares.

Estejam atentos à página da RBE para o prgrama e inscrições. Entretanto, anotem a data nas vossas agendas!

domingo, 19 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO NA MAIA



WIKIPEDIA E TWITTER VÃO INVADIR AS SALAS DE AULA



“Nós não devemos ter medo da mudança. O modelo educacional que nós utilizamos tem 200 anos, o que justifica o desinteresse por parte do alunado. "

O blogue A Informação traz-nos um artigo muito interessante sobre recentes reformas no Reino Unido e sua discussão e adesão no Brasil. O projecto de reforma do ensino no Reino Unido prevê a inclusão de conhecimentos sobre a Wikipédia e o Twitter no currículo escolar.
Bem a propósito para quem esteve (e para quem não esteve, também, pois claro!) nas Jornadas das Bibliotecas Escolares em Felgueiras!

SÃO TEMPOS DIFÍCEIS MAS INTERESSANTES

Um outro artigo, publicado no suplemento Ipsilon do Público, que, seguramente, nos obriga a reflectir sobre as repercussões que a crise mundial está/vai ter na forma como encaramos esse 'objecto do desejo': a cultura.

Em época de crise, o melhor mesmo é ir às compras na própria casa. Desenterrem-se leituras eternamente adiadas, leia-se finalmente o "Ulisses" de James Joyce que anda por ali há séculos. Os livros podem ser caros, mas ler ainda continua a não ser assim tanto. Até porque um livro pode sempre passar por muitas mãos. E há as bibliotecas, a "forma de entretenimento mais barata de todas", lembra John Carey, professor de Inglês em Oxford, ao "Guardian". Por esta lógica, a leitura - não o mercado dos livros - será uma das actividades que menos sofrerá com a crise económica mundial. Mas nem tudo é lógico e nem tudo se pode prever. O podemos esperar, então, dos próximos anos? Ler +.

AS HISTÓRIAS TAL COMO AS CONHECEMOS VÃO MORRER?


A melhor maneira de ilustrar algumas das novas tendências será o recém-criado Center for Future Storytelling, uma parceria entre o Media Laboratory do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e os Plymouth Rock Studios. Como o nome indica, é um centro para estudar o futuro das histórias contadas na televisão, no cinema, nos vídeos da Internet.
Porquê as histórias? Porque as histórias tal como as conhecemos vão morrer. Nada será como agora: teremos histórias que cruzam os mundos real e virtual, público a participar na sua criação, a Internet a servir de meio a tudo isto. Teremos personagens virtuais a cruzarem-se com personagens reais no cinema, uma TV que é holográfica, experiências com robots e câmaras de filmar que farão o que nem ainda conseguimos imaginar.


[...] David Kirkpatrick, co-fundador dos Plymouth Rock Studios, enquadra: "Vivemos num ambiente muito diferente, na cultura do 'snack', da atenção fracturada, onde é muito difícil que as pessoas estejam quietas, vejam e leiam coisas profundas: temos os telemóveis, o computador, estamos constantemente a olhar para vários ecrãs ao mesmo tempo. É difícil estar preso a alguma coisa mais de 20 minutos, perder a máscara da nossa identidade para nos entregarmos a um livro. As histórias estarão lá sempre. Mas acho que estamos num tempo em que não veremos filmes com mais de duas horas; a distribuição das histórias poderá mudar e não apenas em ecrãs mas em 3D, imagem virtual, coisas que competem com aquilo que temos em casa. A questão é: como fazemos as pessoas sair de casa, o que as fará sair do seu mundo para outro?" Ler +.

NEWSLETTER 04 DA RBE

Já saiu o nº 4 da Newsletter da RBE. Todos os conteúdos a merecerem a nossa leitura atenta mas, contudo, destacamos: Professor bibliotecário: uma função especializada - um cargo no qual já podemos saber quais são as linhas orientadoras para o exercício do cargo de professor bibliotecário. Ler aqui.

JORNADAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: IMAGINAR, CRIAR E INOVAR


Decorreram em Felgueiras, na Biblioteca Municipal Dr Miguel Mota, e contaram com uma muito significativa participação de professores, coordenadores de bibliotecas escolares e outros profissionais ligados às Ciências Documentais e da Informação. Sem cair na tentação do elogio fácil, podemos afirmar que estas jornadas tiveram contributos muito pertinentes por parte de cada palestrante dos quais destacamos:
- o concelho de Felgueiras vai construir 15 novos centros escolares;
- a cooperação entre Biblioteca pública e as bibliotecas escolares vai intensificar-se;
- as bibliotecas escolares não podem 'perder o comboio' da revolução tecnológica e da literacia da informação;
- hoje já não temos défice de recursos digitais mas temos um problema de gestão dos mesmos a nível das escolas;
- a formação de leitores competentes, em qualquer suporte, deve ser o desiderato máximo das bibliotecas;
- a internet está, inequivocamente, a mudar o mundo e as regras da mudança;
- a nível mundial são já 1,5 mil milhões os utilizadores da internet mas, contudo, ainda só representam cerca de 24% da população;
- Portugal ocupa o 3º lugar, a nível europeu, na utilização de redes sociais, com o Hi 5 a liderar;
- em 2008, uma pesquisa revelou que 97% dos jovens utilizam a internet para procurar informação;
- mais de 1 milhão de computadores (e-escolinha e e-escola) foram já distribuídos;
- 50% dos repositórios digitais estão nas bibliotecas universitárias e de ensino superior;
- os serviços de informação não podem ser mais repositórios de acervos documentais;
- é necessário padronizar procedimentos e tarefas e diminuir custos operacionais;
- a partilha de recursos, a criação de redes, a circulação de informação entre pares é fundamental;
- há um conjunto muito largado de software livre (open source) que pode trazer largas vantagens em ambientes de ensino, tratamento documental e difusão da informação.
As comunicações poderão ser acedidas através do site da Câmara, a partir da próxima semana.

COORDENADORA NACIONAL DA RBE VISITA BIBLIOTECAS EM FELGUEIRAS

As JORNADAS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, que decorreram em Felgueiras, neste último fim de semana (17 e 18 de abril), contaram com a visita que a coordenadora nacional do programa da RBE, Dra Teresa Calçada, fez a quatro bibliotecas escolares (EB23 D. Manuel de Faria e Sousa, EB23 Dr Leonardo Coimbra, EB23 de Airães e ES/3 de Felgueiras), no dia 17. Na EB23 de Airães, o Clube de Jornalismo, coordenado pelo Dr João Fernandes, apresentou o jornal Pssst?! que já ganhou vários prémios de inovação e originalidade no concurso promovido pelo jornal Público. Da troca de impressões como as mesmas estão a funcionar, a Dra Teresa Calçada sublinhou o seu agrado pela qualidade dos espaços e pelo empenho que os coordenadores e Conselhos Directivos estão a demonstrar para que as bibliotecas assumam o seu papel fulcral nas escolas. Um dos aspectos que mereceu uma chamada de atenção muito especial foi a débil oferta do parque informático e acesso à internet, em que o investimento está bastante abaixo do desejável para uma biblioteca do séc. XXI. A Dra Teresa exprimiu claramente a sua preocupação por este 'atraso' e apelou aos coordenadores e Conselhos Directivos para que este problema seja resolvido com o Plano Tecnológico de Escola que está a dotar as escolas com as infraestuturas mais modernas neste sector. Bibliotecas que não tenham a melhor oferta das novas tecnologias e não estabeleçam, paralelamente, um programa continuado de formação, regressarão, rapidamente, a paradigmas do passado...

WORKSHOPR - LITERATURA PARA A INFÂNCIA. UM CHOQUE ESTÉTICO

sexta-feira, 17 de abril de 2009

23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO

Do Reino Unido e da Irlanda pode vir a inspiração! Muitas sugestões de actividades que podemos adoptar ou adaptar! Ler aqui.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

25 DE ABRIL - LISTAGEM DE DOCUMENTOS

Muitos sugeriram, a Manuela Malho fez a compilação e eu achei boa ideia deixar aqui essa listagem de documentos que se referem ao 25 deABRIL.

FÓRUM SOBRE EDUCAÇÃO

Vai decorrer no dia 18 de Abril o Fórum Municipal da Educação na Casa das Artes em Vila Nova de Famalicão. Este fórum enquadra-se na Quinzena da Educação que decorre de 14 a 25 de Abril e é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Famalicão. Programa aqui. A data limite de inscrição é 17 de Abril até às 12h00 e deverá ser entregue pelos meios indicados:Fax Casa da Cultura: 252 377 110 /E-mails disponíveis: servicoseducativos@vilanovadefamalicao.org ou lupinhas@vilanovadefamalicao.org

quarta-feira, 15 de abril de 2009

VII JORNADAS DA LICENCIATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

À semelhança dos anos anteriores, este ano irão realizar-se as VII Jornadas da Licenciatura de Ciência da Informação. Este ano optamos por um tema que é bastante actual e que suscita algumas dúvidas. Terá por tema: ?Open Source: Ilusão, Opção ou Imperativo??.
As Jornadas realizar-se-ão nos dias 18 e 19 de Maio, dia 18 na Faculdade de Engenharia do Porto e dia 19 na Faculdade de Letras do Porto, e terão início às 14 horas, terminando por volta das 18h30.

As inscrições são gratuitas mas devem ser feitas até 14 de maio. LER +

VII ENCONTRO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Nos dias 8 e 9 de Maio realizar-se-á em Pombal mais um encontro anual sobre LITERATURA INFANTO-JUVENIL. As inscrições decorrem até 5 de Maio. Todas as informações estão disponíveis aqui.
Mais um evento a merecer a nossa adesão!

FEIRA DO LIVRO EM CONDEIXA-A-NOVA



Pode ser uma boa sugestão!

terça-feira, 14 de abril de 2009

REVISTA "VEJA" EM FORMATO DIGITAL

A revista brasileira VEJA disponibiliza, gratuitamente, todo o seu acervo de 40 anos de publicações, em formato digital. Este acervo digital da VEJA segue a estrutura da própria revista, ou seja, o usuário navega na web como se estivesse a folhear a publicação. Com uma palavra-chave, a pesquisa faz-se, automaticamente, em todas as revistas. Interessante é a visualização de todos os originais. Entrar aqui.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

PILHAS VELHAS=LIVROS NOVOS

Aí está, de novo, o concurso que é vantajoso para todos: recolhemos pilhas gastas, entregamos no supermercado e...a biblioteca pode ganhar uma pilha de livros! Formulário aqui.

RBE - POSTALFREE



Toca a procurar este postalfree, uma campanha de promoção da Bibliotecas escolares!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

UM MUSEU COM UMA BIBLIOTECA NO CORAÇÃO

É o título do jornal Público (8 de Abril) referindo-se ao moderníssimo museu em Tenerife, o TEA (Tenerife Espacio de las Artes) que foi inaugurado em Outubro de 2008. A biblioteca ocupa, intencionalmente, um lugar cental (o coração do museu):

Quando entra nessa praça triangular, o visitante sente-se irresistivelmente impelido para as grandes paredes de vidro laterais porque se apercebe de que algo se passa lá dentro e em baixo: uma imensa biblioteca, branca e racionalista, com uma escala industrial.

O que o distingue de qualquer outro museu, assinala González de Durana, é que, "aqui, o espaço mais importante não é o das exposições, mas a biblioteca, onde se produz o conhecimento, a reflexão". Não é a sua única particularidade: é uma biblioteca que nunca fecha; está aberta 24 horas por dia, o que explica a profusão de candeeiros num espaço que tira tanto proveito da luz natural.

Computadores com acesso gratuito à Internet, sofás para incentivar o encontro - o director do TEA faz questão de sublinhar que o ambiente é informal (talvez por isso biblioteca e cafetaria se pareçam tanto)[...] esta "não é uma biblioteca onde o silêncio é imperativo, não é uma biblioteca do século XIX", nota o director. Ler +


BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A partir do dia 21 de Abril temos ao nosso dispor a BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL, um projecto que envolve a UNESCO e mais 32 instituições de variadíssimos países. O site está acessível em 7 línguas, entre elas o Português. Um acervo fabuloso vai ficar ao alcance de ...um clique!

The World Digital Library will make available on the Internet, free of charge and in multilingual format, significant primary materials from cultures around the world, including manuscripts, maps, rare books, musical scores, recordings, films, prints, photographs, architectural drawings, and other significant cultural materials. The objectives of the World Digital Library are to promote international and inter-cultural understanding and awareness, provide resources to educators, expand non-English and non-Western content on the Internet, and to contribute to scholarly research. Ler +

terça-feira, 7 de abril de 2009

"PRATELEIRA-DE-BAIXO"

Um blogue a seguir por quem se interessa pela LIJ. Fui lá, gostei e adicionei aqui ao Bibliotecar!.

REVISTA "MALASARTES"

Já saiu o nº 17 da revista"Malasartes"! FUNDAMENTAL para quem quer estar a par do melhor que se publica em LIJ!

domingo, 5 de abril de 2009

LEV - LITERATURA EM VIAGEM - MATOSINHOS

Dia 18 de abril, inicia-se a 4ª edição do LEV e decorrerá até 21 entre muitas conversas com escritores (40 de 10 países), lançamentos de livros, exposições e música. O espaço anfitrião é a Biblioteca Municipal Florbela Espanca e a Galeria Municipal.


Ao longo de quatro dias, temas como "Escrever a Guerra", "Poética da Viagem", "Viajar para contrariar a Monotonia", "Ler o Mundo, Viajando", "A Viagem é a Minha Memória", "Viajar é um acto sensual em todos os sentidos" e "Viajar é preciso" serão debatidos no encontro, cujo mote é uma frase do pensador Eduardo Lourenço: "Mais importante que o destino é a viagem". Ler +

sábado, 4 de abril de 2009

A REVOLUÇÃO DIGITAL, 10 ANOS DEPOIS DE MATRIX

Como em todas as grandes revoluções pelas quais passou a humanidade, a Era Digital também tem seus marcos culturais, materiais, humanos. Se na Inglaterra dos primeiros tempos da industrialização o grande invento era a máquina a vapor, fator tecnológico decisivo para a implantação de um sistema de trabalho ininterrupto nas fábricas, a Era Digital se sedimentou com o advento da Internet, a rede mundial de computadores. ler +

sexta-feira, 3 de abril de 2009

II PREMIO INTERNACIONAL COMPOSTELA PARA ALBUNS ILUSTRADOS

Este prestigiado prémio foi atribuído ao ilustrador mexicano FELIPE UGALDE. A este concurso apresentaram-se trabalhos provenientes de vários países, sendo 18 de Portugal, e um dos jurados foi Luís Mendonça (Gémeo Luís). Aqui fica uma imagem para 'abrir o apetite' e ficarmos atentos quando a Kalandraka o publicar entre nós...

Related Posts with Thumbnails