“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 8 de abril de 2009

UM MUSEU COM UMA BIBLIOTECA NO CORAÇÃO

É o título do jornal Público (8 de Abril) referindo-se ao moderníssimo museu em Tenerife, o TEA (Tenerife Espacio de las Artes) que foi inaugurado em Outubro de 2008. A biblioteca ocupa, intencionalmente, um lugar cental (o coração do museu):

Quando entra nessa praça triangular, o visitante sente-se irresistivelmente impelido para as grandes paredes de vidro laterais porque se apercebe de que algo se passa lá dentro e em baixo: uma imensa biblioteca, branca e racionalista, com uma escala industrial.

O que o distingue de qualquer outro museu, assinala González de Durana, é que, "aqui, o espaço mais importante não é o das exposições, mas a biblioteca, onde se produz o conhecimento, a reflexão". Não é a sua única particularidade: é uma biblioteca que nunca fecha; está aberta 24 horas por dia, o que explica a profusão de candeeiros num espaço que tira tanto proveito da luz natural.

Computadores com acesso gratuito à Internet, sofás para incentivar o encontro - o director do TEA faz questão de sublinhar que o ambiente é informal (talvez por isso biblioteca e cafetaria se pareçam tanto)[...] esta "não é uma biblioteca onde o silêncio é imperativo, não é uma biblioteca do século XIX", nota o director. Ler +


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails