“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

E O LIVRO ENTROU NA ERA DOS VÍDEOJOGOS...

Os Angry Birds vão ajudar a ensinar às crianças física quântica (Peter Hirth/Frankfurter Buchmesse)

Se a Feira de Frankfurt significa(va) algo no mundo editorial, leia-se o que a propósito desta edição escreve Isabel Coutinho, hoje, no Público:

"O negócio do livro está a mudar e a feira também mudou. É como se os editores soubessem que perderam a batalha digital – quando deixaram que agentes como a Amazon, a Google e a Apple tomassem conta do assunto – e estejam agora a olhar para todos os lados para descobrir como vão continuar a fazer dinheiro no futuro. Depois de ter sido criada a zona Gourmet Gallery, dedicada aos livros de cozinha e de chefs, que não tem parado de crescer nos últimos anos, a novidade desta edição é a Travel Gallery, dedicada às viagens e ao turismo. 

Mas as grandes mudanças são mais visíveis nas áreas da literatura infantil e dos jovens adultos. Aí se percebe que já não se trata de um negócio de livros ou de literatura tal como os conhecemos. Depois dos livros-jogos e dos livros-brinquedos (que já não eram bem livros); depois das aplicações para iPad e dos ebooks interactivos, chegaram os videojogos livros. 

É o caso de Wonderbook, da Sony, uma consola com funcionalidades de realidade aumentada que inclui o livro-jogo Book of Spells feito em colaboração com a escritora J. K. Rowling e que está a ser apresentado nesta feira de Frankfurt. A história não é de Harry Potter mas tem a ver com feitiços e com a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O comando da PlayStation 3 transforma-se no ecrã numa varinha de condão que lança feitiços usando a tecnologia de realidade aumentada. 

O Wonderbook parece um livro de cartão mas em vez de ter palavras e imagens nas suas páginas tem códigos. Ao folhear-se o livro vai-se vendo projectado na televisão ilustrações e texto. O livro ganha vida animada e a imagem de quem joga também aparece projectada no ecrã. Em cada capítulo há um texto de J. K. Rowling, a que faltam palavras e os leitores vão descobrindo, ao mesmo tempo que têm de aprender a fazer feitiços. 

Também a empresa finlandesa Rovio, que desenvolveu o jogo Angry Birds, está em Frankfurt a lançar a sua primeira book app que já pode ser descarregada através do iTunes a um preço especial de lançamento. Chama-se Bad Piggies' Best Egg Recipes e é uma espécie de livro de cozinha para crianças com receitas e ilustrações numa versão interactiva."

[sublinhados meus]

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails