“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

QUER TROCAR OS SEUS LIVROS?



Mercado-alvo: qualquer pessoa que goste de ler e que respeite o meio-ambiente 

Toda a gente tem livros em casa, grande parte dos quais estão arrumados na estante para nunca mais serem utilizados. 

O livro é um objecto de arte e cultura, escrito para circular, ser divulgado e lido. Deste objectivo nasceu o projecto Winkingbooks*, agora desenvolvido no site www.winkingbooks.com 

Os utilizadores registados podem aqui disponibilizar o manancial de livros (romances, manuais escolares, etc.) que possua em casa e do qual queira prescindir, com vista a cumprir solicitações de outros utilizadores, e a obter por outro lado livros que ainda não leu. 
Na verdade, o site Winkingbooks pretende constituir um canal alternativo a qualquer leitor. Quem concebeu esta ideia continua a comprar livros, a obter livros de empréstimo nas bibliotecas, a ouvir audio-livros, a ler e-books, etc. 

* Winking – que pestaneja, que pisca o olho 

O nome escolhido para o projecto sugere a ideia dos livros “adormecidos” na estante a piscarem o olho ao seu dono para que este os faça circular, lhes dê vida, lhes retire o pó que os envolve nas prateleiras, e os envie a quem ainda não os leu. 

A plataforma www.winkingbooks.com permite que após um registo gratuito cada utilizador crie o seu inventário de livros que já não quer, obtendo com isso pontos para trocar por livros do seu interesse. Quando alguém (destinatário) lhe pede um livro, você (remetente) envia-lho por correio a seu cargo, havendo uma troca de livros por pontos. Posteriormente, você passará a destinatário quando pedir um livro a alguém, trocando neste caso pontos por livros, recebendo o livro em sua casa, de graça. 

Permite-se assim que a comunidade Winkingbooks leia mais livros por valores simbólicos, constituindo este projecto uma prestação de serviço de leitura a todos os que quiserem ler mais, por muito menos!

GRANDE IDEIA!

Um comentário:

Maia palavra basta disse...

Muito interessante.
Vou tentar partilhar no nosso blogue
http://navegantesnabiblioteca.blogspot.com

Teresa Ramos
Agrup. Escolas Manuel da Maia

Related Posts with Thumbnails