“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A BIBLIOTECA É A NOSSA SALVAÇÃO!

Os alunos e os professores da EB23 de Telões (Amarante) foram convidados a responder às perguntas: O que para ti a biblioteca? Qual a importância da biblioteca? Eis algumas das respostas que uns e outros deram e que foram publicadas no seu blogue:

“A Biblioteca é o meu local preferido na escola. Se eu puder vou lá todos os dias. Lá passo todos os meus tempos livres. É sossegada para estudar, tem excelentes condições e jogos. Tem sítios para estudar, brincar e trabalhar.” – Diva Boavista (6º ano)

“ Eu acho interessante as escolas terem bibliotecas. Eu aproveito a biblioteca para estudar, para fazer os trabalhos de casa, quando os professores nos mandam pesquisar também aproveito os computadores da biblioteca. Quando tenho horas livres aproveito para ir à biblioteca. Acho que a biblioteca tem muita informação, mas muitas vezes as pessoas é que não querem procurar. Eu acho que a biblioteca é interessante.” – Joana Leite (6º ano)
“Para mim a Biblioteca é um local onde eu me sinto bem, pois aqui posso estudar e fazer de tudo um pouco. É um mundo fantástico. Tem livros espectaculares e os (as) professores tratam-nos muito bem. Gosto muito de vir para a biblioteca.” - Ana Catarina Ferreira (9º ano)
“A Biblioteca é agradável. Quando não tenho aulas venho para a biblioteca ler um livro ou fazer os trabalhos de casa. A biblioteca é a nossa salvação.” – Rui Jorge (5º ano)
“A Biblioteca Escolar pode ser um espaço de apoio e de articulação de toda a actividade desenvolvida na escola/agrupamento. Nenhum professor da escola se pode alhear da dinâmica da biblioteca, limitando-se a aconselhar os alunos a passarem pela biblioteca para algumas situações de pesquisa ou de ocupação de tempo livre. Biblioteca em articulação com toda a actividade da escola ainda requer educação da maioria dos professores para esta forma de trabalhar.” – Manuel Pinto Teixeira
“As Bibliotecas Escolares são a primeira oportunidade, para muitos meninos, de “descobrir” um livro. Alguns destes irão, por certo, encontrar o prazer da leitura. Embora as bibliotecas disponibilizem uma grande variedade de materiais e equipamentos aos alunos, parece-me fundamental o uso deste espaço essencialmente para a leitura.” – Olga Freitas
Cada vez é mais importante a existência e a visita a uma biblioteca, sendo fundamental numa escola. É nela que os nossos alunos bem orientados podem interagir, para aprofundar os conhecimentos (aprendizagens) iniciados na aula e começar a descoberta de outros. É também na biblioteca que se pode avançar nas pesquisas e começar a gostar de saber cada vez mais.” – Orlando Cerqueira

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails