Uma proposta interessante para alunos da zona do Porto é uma visita ao café 'Âncora d'Ouro' mais conhecido por 'Piolho'. No site Ciência Hoje pode ler-se:
Terá sido em 1909, ainda em tempo de monarquia, que os avós Francisco José de Lima e Cremilda Reis Lima compraram o botequim ‘Âncora d’Ouro’, abrindo o espaço “na véspera de São João, a 23 de Junho, ainda sem licença”, relataram ao Ciência Hoje Rosário Reis Lima e Maria dos Anjos Reis Lima, netas do casalNo início, e como não havia electricidade ou televisão, criou-se um palco onde se davam concertos, operetas, espectáculos vaudeville e se convidavam figuras do circo para que a clientela tivesse com que se entreter. O espaço terá sido o primeiro a ter luz eléctrica autorizada para 12 lâmpadas, uma máquina de café expresso (de marca La Cimbali), a primeira esplanada e os primeiros ‘pregos’ em pão.“Batia-se o bife com uma palmatória que tinha pregos para que ficasse mais tenro”, explicaram.
[...] Pouco antes da meia-noite, o agora «Piolho D’ouro» prometia continuar a animar os convivas. No dia do centenário ofereceram-se copos e chávenas, bolo e finos, momentos de prosa, poesia e teatro e ainda se aguardava o fogo-de-artifício. “Espero que a partir de hoje o ‘Piolho’ continue por mais 100 anos. Os novos estudantes têm de transmitir e incutir às futuras gerações o espírito do ‘Piolho’”, apelou o actual sócio gerente. Ler +
Nenhum comentário:
Postar um comentário