“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

terça-feira, 2 de abril de 2013

HOMENAGEM A ILSE LOSA EM ESPOSENDE


O Seminário do dia 9 de Abril, “Sob céus estranhos, uma artista chamada Ilse”, a decorrer na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, tem a sessão de abertura marcada para as 9h30 e contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa e do Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes.

“Revisitar Ilse Losa, a sua vida e obra, os seus livros para crianças” é o tema do primeiro painel, a cargo de José António Gomes, da Escola Superior de Educação do Porto, seguindo-se a intervenção “Sob Céus Estranhos, de Ilse Losa – um Espaço de Encontro de Culturas”, a cargo de Ana Isabel Marques, do Instituto Politécnico de Leiria.

Para as 11h00 está prevista a apresentação de Ana Cristina Vasconcelos, da Escola Superior de Educação do Porto, intitulada “Leitura(s) de um 'tempo sem graça' - seis narrativas para a infância, de Ilse Losa”, seguindo-se a intervenção de Ana Margarida Ramos, da Universidade de Aveiro, “Inovando na literatura infantil: Ilse Losa e os temas emergentes”. A encerrar os trabalhos do período da manhã, Sara Reis da Silva, da Universidade do Minho, vai falar sobre o tema “Entre o sonho e o real quotidiano: uma revisitação do texto dramático de Ilse Losa”.

Após o almoço, os trabalhos serão retomados por volta das 14h30, com a apresentação “Os dias de sol no 4º D”, pelo escritor António Mota. A ilustradora Manuela Bacelar vai falar sobre “Ilse Losa: Do Campo Alegre à Pasteleira” e o amigo da família e fotógrafo Luís Ferreira Alves dissertará sobre “Arménio e a Ilse, (…) o casal sempre presente…”, enquanto que Alexandra Losa e Ana Cristina Vasconcelos se propõem a “Uma Conversa”. A encerrar o Seminário, pelas 17h00, usará da palavra, a Vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Esposende, Jaqueline Areias.

As inscrições para o Seminário, gratuitas mas limitadas, são efectuadas, via e-mail, até ao dia 4 de Abril, para biblioteca.municipal@cm-esposende.pt.





Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails