“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 2 de outubro de 2011

" UM BOM LIVRO É AQUELE QUE DESAFIA..."

Dora Batalim, professora da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e da Universidade Católica, na pós-gradução em Livro Infantil, deu uma entrevista a Cláudia Sobral (Público, 02.10.11) da qual transcrevemos algumas passagens:

P - O que define um bom livro infantil?
DB - Um bom livro é um livro que desafia, que dura muitos anos, um livros por camadas, que tem leituras sucessivas, é um livro normalmente simples quer do ponto de vista textual, quer da ilustração, consegue selecionar muito bem aquilo de que quer dar conta sem ser óbvio, abrindo espaço para que o leitor entre nele e faça questões e responda. Há livros que maravilham, surpreendem, fazem rir, são poéticos.

P - Gostarão os pais e os próprios professores de ler?
DB - O tempo é muito escasso, portanto a prática é cada vez menor, mas muitos [pais] não gostam e - grave - muitos professores não gostam de ler. mas estão sempre a tempo de começar. Que tal começar pelos livros ilustrados, que têm muito texto também na imagem? Felizmente, conheço muitos bons professores, daqueles que leem à frente dos alunos no intervalo. Muitas vezes bastava o exemplo. "Se tu que és meu professor ou meu pai não lês, eu não leio."

P - Como e que se faz com que uma criança se interesse por livros?
DB - Começando pelas lengalengas. São os textos mais completos que existem. 
[...] Há professores que me dizem que não têm tempo para ler porque têm o programa... O programa é isso mesmo, ler. Os livros e os textos falam de tudo o que há no mundo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails