“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith
terça-feira, 30 de março de 2010
(4ª) SEMANA DA LEITURA (3)
REDES SOCIAIS
segunda-feira, 29 de março de 2010
MANIFESTO CILIP 2010
sexta-feira, 26 de março de 2010
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL NA UTAD
REUNIÃO DO SABE DE MATOSINHOS
2 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL - MENSAGEM DA IBBY
Um livro espera-te. Procura-o
Era uma vez
um barquinho pequenino,
que não sabia,
não podia
navegar.
Passaram uma, duas, três,
quatro, cinco, seis semanas,
e aquele barquinho,
aquele barquinho
navegou
Antes de se aprender a ler aprende-se a brincar. E a cantar. Eu e os meninos da minha terra entoávamos esta cantiga quando ainda não sabíamos ler. Juntávamo-nos na rua, fazendo uma roda e, ao despique com as vozes dos grilos no Verão, cantávamos uma e outra vez a impotência do barquinho que não sabia navegar.
Às vezes construíamos barquinhos de papel, íamos pô-los nos charcos e os barquinhos desfaziam-se sem conseguirem alcançar nenhuma costa.
Eu também era um barco pequeno fundeado nas ruas do meu bairro. Passava as tardes numa açoteia vendo o sol esconder-se à hora do poente, e pressentia na lonjura – não sabia ainda se nos longes do espaço, se nos longes do coração – um mundo maravilhoso que se estendia para lá do que a minha vista alcançava.
Por detrás de umas caixas, num armário da minha casa, também havia um livro pequenino que não podia navegar porque ninguém o lia. Quantas vezes passei por ele, sem me dar conta da sua existência! O barco de papel, encalhado na lama; o livro solitário, oculto na estante, atrás das caixas de cartão.
Um dia, a minha mão, à procura de alguma coisa, tocou na lombada do livro. Se eu fosse livro, contaria a coisa assim: «Certo dia, a mão de um menino roçou na minha capa e eu senti que as minhas velas se desdobravam e eu começava a navegar».
Que surpresa quando, por fim, os meus olhos tiveram na frente aquele objecto! Era um pequeno livro de capa vermelha e marca-de-água dourada. Abri-o expectante como quem encontra um cofre e ansioso por conhecer o seu conteúdo. E não era para menos. Mal comecei a ler, compreendi que a aventura estava servida: a valentia do protagonista, as personagens bondosas, as malvadas, as ilustrações com frases em pé-de-página que observava uma e outra vez, o perigo, as surpresas..., tudo isso me transportou a um mundo apaixonante e desconhecido.
Desse modo descobri que para lá da minha casa havia um rio, e que atrás do rio havia um mar e que no mar, à espera de partir, havia um barco. O primeiro em que embarquei chamava-se Hispaniola, mas teria sido igual se se chamasse Nautilus, Rocinante, a embarcação de Sindbad ou a jangada de Huckleberry. Todos eles, por mais tempo que passe, estarão sempre à espera de que os olhos de um menino desamarrem as suas velas e os façam zarpar.
É por isso que... não esperes mais, estende a tua mão, pega num livro, abre-o, lê: descobrirás, como na cantiga da minha infância, que não há barco, por pequeno que seja, que em pouco tempo não aprenda a navegar.
ELIACER CANSINO
Tradução: José António Gomes
Eliacer Cansino Macías (Sevilha, 1954) é professor de Filosofia numa escola de Sevilha, desde 1980, e autor de romances para jovens e adultos. Em 1997, recebeu o Prémio Lazarillo por O Mistério Velázquez, recriação da vida do anão Nicolasillo Pertusato e da sua relação com Velázquez. Em 1992, foi-lhe outorgado o Prémio Internacional Infanta Elena pelo livro Eu, Robinsón Sánchez, tendo naufragado, obra que foi também finalista do Prémio Nacional de Literatura Infantil, de Espanha. Em 2009, recebeu o Prémio Anaya de Literatura Infantil e Juvenil por Um Quarto em Babel. O lápis que encontrou o seu nome (2005). Tem muitos outros títulos editados.
2 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL - CONCURSO
LER HOJE (jÁ) É DIFERENTE
quinta-feira, 25 de março de 2010
CAFÉ COM 'CHEIRINHO'...A POESIA
(4ª) SEMANA DA LEITURA (2)
KITTY CROWTHER VENCE PRÉMIO ASTRID LINDGREN 2010
O júri do prémio, presente em Bolonha, elogiou-lhe a imaginação e criatividade em escrever e ilustrar"a complexa e complicada relação entre pais e filhos (...) com imagens que são ao mesmo tempo ingénuas e intensas".
Kitty Crowther, segundo o júri, consegue uma "combinação de humor e melancolia" com técnicas simples que usa em nome do suspense que prende o leitor.
A premiada é autora da série "Poka e Mine", com alguns títulos publicados em Portugal.
O prémio Astrid Lindgren Memorial (ALMA) foi criado em 2002 pelo governo sueco em memória daquela escritora, e destina-se a distinguir escritores, ilustradores e entidades de todo o mundo que promovam a literatura infantil [via SIC]
quarta-feira, 24 de março de 2010
JL COM NOVO VISUAL
DAVID ALMOND VENCE PRÉMIO H C ANDERSEN
JUTTA BAUER VENCE PRÉMIO H C ANDERSEN
Jutta Bauer, ilustradora alemã, venceu o Prémio Hans Christian Andersen 2010, outorgado pela IBBY. Em Portugal, temos três dos seus livros publicados: Quando a Mamã Grita, A Rainha das Cores e Selma. Para Jutta, não existem histórias especificamente infantis. "As histórias são como jarros. Elas oferecem uma forma, mas todos os leitores - pouco importa se novos se velhos - os enchem com as suas próprias histórias e experiências."
terça-feira, 23 de março de 2010
FORMAÇÃO INFORMAL DOS PROFESSORES BIBLIOTECÁRIOS (2)
UM POUCO DE HUMOR...
segunda-feira, 22 de março de 2010
HELENA OSÓRIO NA INDEX
22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
domingo, 21 de março de 2010
PRIMAVERA + PÁSSAROS + ILUSTRAÇÃO
[via Pinzellades al món]
E lembrei-me deste poema de Afonso Lopes Vieira:
Os passarinhos
Tão engraçados
Fazem os ninhos
Com mil cuidados.
São p´ra os filhinhos
Que estão para ter
Que os passarinhos
Os vão fazer.
Nos bicos trazem
coisas pequenas,
E os ninhos fazem
De musgo e penas.
Depois lá têm
os seus meninos,
Tão pequeninos
Ao pé da mãe.
Nunca se faça
Mal a um ninho,
À linda graça
De um passarinho!
Que nos lembremos
Sempre também
Do pai que temos
Da nossa mãe!
CAPUCHINHO VERMELHO - UM CLÁSSICO REVISITADO
Slagsmålsklubben - Sponsored by destiny from Tomas Nilsson on Vimeo.
CHEGOU A PRIMAVERA!
SERVIÇOS DE BIBLIOTECA ACESSÍVEIS NOS TELEMÓVEIS
Mobile Miami University Libraries from Miami U. Libraries on Vimeo.
sábado, 20 de março de 2010
COMISSÁRIO DO PNL EM ENTREVISTA
21 DE MARÇO - DIA DA POESIA (4)
21 DE MARÇO - DIA DA POESIA (3)
21 DE MARÇO - DIA DA POESIA (2)
21 DE MARÇO - DIA DA POESIA
PÚBLICO NA ESCOLA - CONCURSO NACIONAL DE JORNAIS ESCOLARES
(4ª) SEMANA DA LEITURA
quinta-feira, 18 de março de 2010
FORMAÇÃO - GESTÃO INTEGRADA DA BE NO AGRUPAMENTO
O Gabinete da RBE acordou com vários Centros de Formação esta acção de formação "Gestão Integrada da Biblioteca Escolar no Agrupamento" e as inscrições dos interessados são feitas directamente nos referidos CF. Aqui ficam as propostas para a zona norte:
DREN Turma 1 - Centro de Formação Aurélio Paz dos Reis – Valadares. V.N.G Porto (Dr Olinto – 227 127 226)
DREN Turma 2 - Centro de Formação Francisco de Holanda- Guimarães (Dr Jorge nascimento - 253 513 073)
DREN Turma 3 - Centro de Formação de Vila Real – (Dr Carlos – 259 321 928)
As formadoras são a Ana Cabral (sessões presenciais) e Margarida Costa (sessões online).
(3ª) SEMANA DA LEITURA (2)
VIDEOS NA WIKIPEDIA
LIVRO DE ANA SALDANHA NA EXPO THE WHITE RAVENS 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
GOOGLE: relação amor/ódio
AS BIBLIOTECAS DE HOJE
O FIM (OU O FUTURO?) DAS PUBLICAÇÕES TAL COMO AS CONHECEMOS /THE END OF PUBLISHING AS WE KNOW IT
terça-feira, 16 de março de 2010
CONCURSO DA PORTO EDITORA
CURSO DE FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA
LEV EM MATOSINHOS
PROJECTO - A ÁRVORE DO CENTENÁRIO
O projecto «A Árvore do Centenário» desenvolvido pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – Instituto Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Autoridade Florestal Nacional, tem por objectivo promover, divulgar e apoiar iniciativas relacionadas com a preservação do património florestal nacional, lançando o desafio para a identificação global deste património, acompanhado por uma evocação histórica que deverá ser assinalada pela plantação de árvores a nível nacional.
Convida-se a comunidade em geral, e o público escolar em particular a participar nestas actividades, nomeadamente através:
- da plantação da árvore do centenário, a promover pelos municípios e pelas escolas
- da realização de trabalhos escolares de investigação que compreendam a identificação, registo e divulgação das principais espécies autóctones no território nacional
- de trabalhos escolares sobre a celebração da Festa da Árvore e outras evocações do Dia da Árvore
- de outras iniciativas relacionadas com a divulgação da importância da árvore no quadro de preservação da natureza, tendo em conta o seu valor pedagógico e de formação para uma cidadania responsável, considerando ainda a celebração em 2010 no Ano Internacional da Biodiversidade
Ler+
NOVO LIVRO DE ANA SALDANHA
(3ª) SEMANA DA LEITURA
Uma livraria na BE - com a presença das escritoras Regina Gouveia, e Adélia Carvalho
“Ler é pra já!” –flash mob
“Olá, eu sou um livro!” – actividades em torno deste livro de Rui Grácio
Da Ilustração ao Texto - com base na obra “O Capuchinho Cinzento” de Matilde Rosa Araújo
J.K.Rowling, um ano na sua vida (documentário)
Os meus livros preferidos – pais, alunos, professores e funcionários apresentam o seu livros favorito, lêem um excerto e falam dele
“Madame Curie” - divulgação de um documentário seguido de avarias ctividades
Os nossos poemas preferidos – alunos, pais, professores e funcionários dizem poesia
Conhecem-me? – actividade em torno da escritora Mª Teresa Gonzalez
Lançamento do blogue da BE
BREVE HISTÓRIA DO ARMAZENAMENTO DE DADOS
Format: A Brief History of Data Storage from Alan Warburton on Vimeo.