“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sábado, 3 de julho de 2010

II ENCONTRO PNL DAS ESCOLAS ALER+



Decorre, no Centro Cultural de Belém, dias 2 e 3 de julho, o II Encontro de escolas aLer+ promovido pelo PNL. A abertura contou com a ministra da Educação, Isabel Alçada, que sublinhou que era com o maior gosto que estava presente, sobretudo, por "estar com professores que se entram à mais difícil mas gostosa tarefa: fazer das escolas comunidades leitoras e levarem a leitura para para fora do espaço físico das escolas". O comissário do PNl, Fernando Pinto do Amaral, e a responsável nacional da RBE, Teresa Calçada, intervieram na mesma linha de pensamento: a de que só pela leitura se atenuam os elevados índices de iliteracia ainda existentes; só a leitura nos torna cidadãos activos e intervenientes; as escolas aler+ estão a fazer a diferença.
O filme inicial, os paineis do 1º dia e a exposição de posters foram bastante elucidativos do que se faz e muito inspiradores na salutar perspectiva de aprendizagem inter pares e partilha de saberes e experiências.
Uma nota final, a destacar a minha satisfação e orgulho por 'ter' 2 escolas a Ler+: a EB23 de Leça da Palmeira e a EB23 de Amarante.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails