“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

terça-feira, 1 de junho de 2010

A BIBLIOTECA ESCOLAR DA EB23 DE LEÇA DA PALMEIRA COMEMORA 10 ANOS



A biblioteca escolar da EB23 de Leça da Palmeira completou 10 anos de entrada na Rede de Bibliotecas Escolares e assinalou esta primeira década de vida com um conjunto de eventos entre os quais, um encontro, ao final do dia de hoje, com a comunidade escolar e para o qual foram convidados: o Vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, a coordenadora interconcelhia da RBE, a Associação de Pais, docentes, alunos e funcionários. O mote do encontro foi: "A Biblioteca escolar no contexto actual: que desafios?" A abertura da sessão foi feita pelo Director que sublinhou a importância da biblioteca na escola e realçou o impacto que ela tem tido na formação de leitores, tanto mais que é uma escola a Ler+. A professora bibliotecária traçou o percurso feito e referiu os desafios a superar neste 2º 'fôlego' da biblioteca. A coordenadora interconcelhia fez uma apresentação na qual procurou traçar o quadro conceptual que sustenta as bibliotecas escolares do séc. XXI. Finalmente, o Vereador abordou as relações entre a autarquia e as escolas, entre a biblioteca municipal e as bibliotecas escolares e anunciou que estão, finalmente, reunidas as condições para se avançar para o catálogo colectivo concelhio.
O Director ofertou aos convidados e à própria biblioteca uma placa comemorativa dos 10 anos da biblioteca e a coordenadora interconcelhia retribuiu com um CD que a RBE publicou e que contém um conjunto de depoimentos feitos por várias personalidades acerca do papel fulcral que as bibliotecas desenpenham na actualidade.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails