“A biblioteca escolar é um parceiro essencial das redes local, regional e nacional de bibliotecas e de informação. Sempre que a biblioteca escolar partilhe equipamentos e/ou recursos com outro tipo de biblioteca, designadamente com a biblioteca pública, os objectivos específicos da biblioteca escolar devem ser reconhecidos e salvaguardados.”(Manifesto da Unesco)
“A plena rentabilização da biblioteca escolar (entendida como um sistema documental) é atravessada por uma dimensão técnica que condiciona o aproveitamento pleno dos recursos de informação disponíveis. Para esse fim, é necessário adoptar um conjunto de soluções fundamentadas que permitam uma correcta constituição e gestão do fundo documental (tendo em conta critérios de unicidade, diversidade e quantidade).
(Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares)
Conscientes, no entanto, da dificuldade encontrada pela maioria das escolas em atingirem este objectivo, pensámos, sempre, que a solução seria encontrada mais facilmente no âmbito de parcerias locais, regionais, etc. entre as escolas e entidades locais, das quais as mais vocacionadas seriam as Bibliotecas Públicas, através dos SABE, de resto como o programa, desde o início, sugeria, embora pensemos que não se esgotam aqui as entidades vocacionadas para o trabalho cooperativo nesta área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário