“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sexta-feira, 30 de março de 2012

UM LEITOR DA GUERRA DAS ESTRELAS

[via wm]

ARMA DE INSTRUÇÃO MASSIVA



A POESIA É UM GÉNERO QUASE NATURAL PARA A INFÂNCIA


A poesia é um género quase natural para a infância. Ao contrário do que possamos imaginar, metáforas e estruturas heterodoxas não são difíceis para as crianças. O que são poemas, afinal, senão brincadeiras com palavras e sentidos? A seguir, o professor Hélder Pinheiro defende a leitura constante de poesia com os pequenos, na escola e em casa: "Os professores e a família têm um papel fundamental: cultivar a leitura e a audição de poesia, se possível, todos os dias. Por que gostamos de música? Porque a ouvimos cotidianamente". Especialista em literatura brasileira e, especificamente, poesia, Pinheiro concedeu uma entrevista exclusiva ao Educar sobre a importância desse gênero para as crianças. 
Clique nas perguntas abaixo e leia a entrevista:
[via educar para crescer]



quinta-feira, 29 de março de 2012

O EXEMPLO É TUDO

[via educar para crescer]

MILLÔR FERNANDES (1923-2012)


Meio-dia e as sombras somem
Eis uma escondida
Embaixo do homem.


Menino chorando
As lágrimas no chão
Vai contando


Morto de ciúme
Sob a luz da lua
Vaga-lume lume.
Millôr Fernandes publicou seus haicais ilustrados no revista Veja, de 68 a 1982.

quarta-feira, 28 de março de 2012

ARQUIVO DIGITAL NELSON MANDELA


O espólio do Arquivo Digital Nelson Mandela é extenso e permite-nos aceder a milhares de documentos impressos, manuscritos, fotografias e vídeos que retratam de forma impressiva a vida deste homem ímpar. Este projeto resultou de uma parceria entre o Centro de Memória Nelson Mandela (NMMC) e o Instituto Cultural do Google que doou mais de 1 milhão de dólares para permitir a preservação e digitalização desse arquivo.


PARA A CRIANÇA SE FAZER LEITORA...


terça-feira, 27 de março de 2012

RBE+PNL LANÇAM CONCURSO: "COMO SERIA A VIDA SEM OS MEDIA?"



No próximo dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ª vez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.
A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
[...]
É este o desafio que RBE e PNL, em colaboração com o Gabinete dos Meios de Comunicação Social (GMCS), propõem aos alunos: criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.
Ler +

36% DOS PORTUGUESES NUNCA USOU UM COMPUTADOR


foto José Mota
Mais de um terço dos portugueses entre os 16 e os 74 anos nunca usou um computador, indicam dados do Eurostat relativos a 2011. Os números foram apresentados esta segunda-feira, em Bruxelas.
artigo revela que a média de Portugal é inferior àquela registada pelo conjunto dos 27 Estados-membro da União. 36% dos cidadãos portugueses entre as referidas idades nunca usaram um computador, enquanto o conjunto dos 27 Estados-membro regista um valor de 22%.


O Eurostat indica ainda que o número de licenciados em áreas ligadas à computação desceu de 4% em 2005, para 3,4% em 2009. No espaço europeu, Portugal é o país que regista a maior queda no número de licenciados em áreas de computação passando de 5,1% em 2005, para 1,7% em 2009.
O estudo apresenta ainda os números relativos a ações de computação como copiar ou mover um ficheiro, usar fórmulas em folhas de cálculo, criar apresentações eletrónicas ou escrever um programa de computador.
Os dados foram revelados esta segunda-feira no arranque da semana europeia dedicada às "e-skills" e às capacidades e competências eletrónicas dos cidadãos europeus.
[via JN]

ONDJAKI VENCE PRÉMIO BISSAYA BARRETO DE LITERATURA PARA A INFÂNCIA 2012


O júri constituído por Isabel Alçada, Rui Veloso e Lúcia Santos acaba de selecionar a  obra vencedora do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012
A bicicleta que tinha bigodes” da autoria do escritor angolano Ondjaki, editada pela Caminho, em 2011, resultou vencedora de entre as 263 obras remetidas a concurso por 48 editoras e uma edição de autor. Este Prémio bienal, editado pela Fundação Bissaya Barreto desde 2008 - cumprindo o duplo objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro – premiou, em edições anteriores, “O livro da Avó” de Luís Silva e o “O cavalinho de pau do Menino Jesus” de António Manuel Pina, com ilustração de Inês do Carmo.
Related Posts with Thumbnails