“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 31 de julho de 2011

AINDA FALTA MUITO?

Carla Maia de Almeida conhece bem a sacrossanta pergunta dos mais pequenos assim que se começa uma curta ou longa viagem! Ansiosos por chegarem, 'moem' a paciência aos pais pois o tempo de uns não é o tempo de outros... Saber apreciar a viagem em conjunto é o que este livro nos revela. Ótima sugestão de leitura antes de partir de férias com os pequenotes!


SECOND HAND

Second Hand from Isaac King on Vimeo.

[via wm]

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UMA POLTRONA BIBLIOTECA

Uma criação da Straight Line Design 

BIBLIOTECAS EM REDE


Na revista LER (julho/agosto de 2011), Paulo Ferreira assina um artigo com o título em epígrafe do qual transcrevo algumas passagens:

"A Rede de Bibliotecas Públicas (tal como a Rede de Bibliotecas Escolares) fez mais pelo livro e pela leitura do que qualquer outra iniciativa  pública ou privada concretizada nos últimos 20 a 25 anos (os que consigo testemunhar) em Portugal.
Lançada na década de 80, a RNBP, foi capaz de trazer o livro para espaços aos quais só com muita dificuldade ele chegava (a biblioteca itinerante deu, então, cartas). São estruturas bem equipadas, com bons colaboradores que, muitas vezes, trabalham para lá do seu horário.
[...]
Numa altura de crise e troika, em que há um novo Governo, espera-se que o investimento e a aposta nesta área não diminuam. ..[...] será inadmissível que não se apoiem devidamente as bibliotecas existentes. E nos casos em que isso não for possível, ou se justifique a criação de novas bibliotecas, seria mau não aproveitar a Rede de Bibliotecas Escolares para, sob forma a definir, abrir estas estruturas a toda a população."

Importa dizer, a propósito, o seguinte:
- a cooperação entre bibliotecas públicas e escolares tem-se materializado em inúmeras ações de partilha de que as Redes Concelhias de Bibliotecas são a melhor expressão;
- já há um número interessante de bibliotecas escolares que estão abertas à população local (em horário noturno e sábados);
- nas escolas secundárias, intervencionadas pela Parque Escolar, a biblioteca encontra-se sempre (salvo algumas exceções ditadas por constrangimentos arquitetónicos do edifício original) à entrada, com acesso fácil do exterior, exatamente a pensar num serviço público mais abrangente. 

NOTA: Espero que as direções destas escolas e os respetivos professores bibliotecários consigam, de facto, colocar a biblioteca escolar aberta à comunidade exterior.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ILUSTRAR UMA REVISTA DIGITAL FREE


A revista, inteiramente gratuita, terá sempre uma nova edição no dia 1 dos meses ímpares, e basta fazer o download do documento PDF. Mais do que simplesmente mostrar ilustrações ou recursos técnicos, a revista pretende mostrar o lado humano, cultural e artístico dos ilustradores, quase sempre desconhecido, mas fundamental na formação de qualquer grande profissional.

This totally free magazine is available every first day of odd months and you only have to download the PDF file. More than simply show illustrations or technics resources, the magazine wants to show the human, cultural and artistic side of illustrators, almost always unknown, but deeply important for any great professional carrer building.

WITCHEMINA PARA IPAD


Witchemina, produzido pela Black Dog Books para iPad, retrata a história de uma bruxinha que se acha diferente das restantes da sua classe.
Mais do que a história, vale pelo design e interactividade. Pode ser adquirida aqui por 2,99 dólares no iTunes.

SOCIAL MEDiA REVOLUTION 2011

Part of the world's most watched Social Media video series; "Social Media Revolution" by Erik Qualman. Based on #1 International Best Selling Book Socialnomics by Erik Qualman. This is a shorter version that includes new social media statistics for 2011.

domingo, 24 de julho de 2011

SEE YOU, AMY!

Como disse hoje o Miguel Esteves Cardoso: 'deste-nos mais que nós a ti' e estamos-te gratos. Esta é a minha música de eleição (o vídeo parece, agora, algo premonitório...)
Aqui pode ver mais caricaturas de Amy Winehouse.

OFERTA INBATÍVEL DO EXPRESSO

Uma campanha irresistível de assinaturas do formato digital aquela que o Expresso lançou a partir deste fim de semana: se aderir, recebe 4 números por apenas 1€!!
Faça a assinatura aqui

ONDE SE ARMAZENAM OS DADOS QUE COLOCAMOS NA INTERNET?

'Cloud computing' mas...onde se guardam esses dados todos? O infográfico dá-nos uma 'pálida' ideia...

UMA NOVA GERAÇÃO DE COLOR E-PAPER DA FUJITSU

As diferenças são impressionantes e vão, sem dúvida, potenciar a leitura de obras para e pelos mais pequenos, de revistas, de banda desenhada, manga...

LIVROS EM PAPEL vs E-BOOKS

Parecem-me bem interessantes estes números: cresce a leitura quer seja de livros em papel quer de e-books.

PROCRASTINAÇÃO

Procrastination from Johnny Kelly on Vimeo.


Às vezes, sofro deste mal (sobretudo quando não 'gosto' da tarefa que me espera)...

CONHECE A BUBOK?


Um site português que permite a auto publicação. 

BYLINER UMA REDE SOCIAL PARA LEITORES E ESCRITORES



Apesar da turbulência sentida no segmento das publicações os fundadores do Byliner acreditam que há ainda audiência(s) on-line e uma oportunidade de negócio para a arte de contar narrativas de qualidade.
A plataforma Byliner.com, que foi lançado ainda em versão beta, pretende constituir-se enquanto uma rede social para leitores e escritores, formando nessa ligação um negócio de publicação em torno de artigos de revista.
[via obercom]

DIGITAL -FIRST NOVO PARADIGMA DO GUARDIAN


O grupo económico que detém, entre outros, o jornal The Guardian, o Guardian Media Group, revelou recentemente que irá iniciar uma mudança de paradigma no que concerne à publicação de notícias.
A estratégia "digital-first", a lançar no jornal The Guardian e também no The Observer, surge após perdas financeiras consideráveis nas receitas do último ano – cerca de 33 milhões de libras. Os responsáveis do grupo pretendem com esta transformação estrutural, por um lado, duplicar as receitas do segmento digital (100 milhões de libras) e, por outro, alcançar uma poupança de cerca de 25 milhões de libras até 2016.
[via obercom]

sábado, 23 de julho de 2011

TECNOLOGIA NA SALA DE AULA

HARRY POTTER MANIA (3)








encontradas aqui

ESCRITA CURSIVA À BEIRA DE SER ABANDONADA?

O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional no estado norte-americano de Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 Estados do país que também consideram esta forma de escrever como ultrapassada. Na avaliação deles, é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma). Ler +
[via blog do galeno]

GOOGLE DOODLE: AMÁLIA RODRIGUES


sexta-feira, 22 de julho de 2011

GOOGLE DOODLE: ALEXANDER CALDER

Aqui pode-se ver o vídeo em que esta imagem ganha 'vida' com a magia do htlm...


quinta-feira, 21 de julho de 2011

OS 3 PORQUINHOS NA VERSÃO DE CHRISTOPHER WALKEN

BERTRAND VENDE E-BOOKS


A Bertrand junta-se à Leya e à Porto Editora neste comércio. Estes são os títulos disponíveis em versão e-book (formato ePub) que a Bertrand tem na sua loja online. A outra novidade é que também disponibiliza uma série de obras em língua inglesa.

PÚBLICO MAIS PARA DAR A VOLTA À CRISE

O jornal Público lança, a partir de hoje, o Público Mais . Este projeto, com forte apoio do mecenato, vem abrir uma frente de jornalismo capaz de fazer frente às grandes alterações que se teem vindo a registar e que são assim identificadas pelo própro jornal:

A venda de jornais no Ocidente está a cair 10% por ano, ano após ano, desde 2007. Há apenas cinco anos, o PÚBLICO vendia acima de 50 mil exemplares por dia; hoje, vendemos 30 mil. Nos últimos meses, desapareceram do mercado português mais de seis mil compradores de jornais diários. Aos novos hábitos juntam-se agora os efeitos da crise.

terça-feira, 19 de julho de 2011

E O QUAIS SERÃO AS FUNÇÕES DOS BIBLIOTECÁRIOS?

Librarian: the only and original search engine?

O LIVRO ESTÁ A MUDAR

No futuro fará sentido falar de bibliotecas quando os livros de papel perderem o seu protagonismo em favor dos e-books, computadores e internet?

Related Posts with Thumbnails