“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Foto tirada com o meu iPhone, junto aos Guindais (Porto). Soberba paisagem noturna!!

A NOVA BIBLIOTECA NA EB1/JI DA AZENHA






Alguns nunca têm recursos suficientes, nem tempo disponível e, ainda menos, dinamismo e iniciativa capazes de pôr em pé pequenos/grandes projetos... Não foi o que aconteceu com a direção e professoras bibliotecárias do AE de Gueifães (Maia) que, com a coordenadora da EB1/JI da Azenha e a Associação de Pais, mais o apoio da autarquia, criaram uma biblioteca em dois pequenos espaços. Hoje foi a inauguração que teve direito a discursos, livro de honra, leitores e....muitos sorrisos de satisfação!!!

DEDOS: TABLETS NA SALA DE AULA (2)


Voltamos a divulgar este projeto pioneiro, DEDOS, através desta apresentação feita pelos próprios alunos envolvidos.

BAD TOMA POSIÇÃO FACE À PORTARIA 76/2011


 BIBLIOTECAS ESCOLARES - PORTARIA N.º 76/2011
TOMADA DE POSIÇÃO PÚBLICA DA BAD
1. A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), enquanto estrutura representativa dos profissionais de informação e documentação portugueses, tem apoiado convictamente, desde a sua criação, o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, e por diversas vezes apresentado publicamente tomadas de posição, tal como aconteceu durante o último Congresso Nacional, relativamente à portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho. Face ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de Fevereiro, que no ponto 2, do artº 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a leccionação de uma turma,  a BAD manifesta a sua profunda apreensão, pelos sinais de claro desinvestimento que esta decisão representa.
2. Centenas de bibliotecas escolares, elementos essenciais do processo educativo, contarão, a partir de Setembro próximo, com menos tempo de trabalho de todos quantos se empenham no seu desenvolvimento,  deixando objectivamente milhares de alunos, com piores condições de aprendizagem.
3. A publicação da referida portaria, menos de um ano depois de se ter verificado a redução
dos recursos humanos das bibliotecas escolares (portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho), indicia uma inflexão de rumo relativamente a estas, podendo  comprometer investimentos significativos que, desde 1996, diferentes Governos têm conseguido concretizar, com resultados comprovados.
4. A BAD alerta para o perigo de se persistir em medidas que poderão comportar graves consequências para as bibliotecas escolares, estruturas essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competências de informação e do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
 5. Assumimos assim o compromisso de continuar a acompanhar atenta e criticamente as políticas aplicadas às Bibliotecas em geral e, neste caso, particularmente às Escolares, manifestando um firme apoio aos que nelas trabalham, persistentes e determinados a melhorar a qualidade dos serviços que prestam.
O Conselho Directivo Nacional da BAD
A Comissão Permanente da Secção de Documentação e Informação Escolar da BAD
28 de Fevereiro de 2011

A OPENLIBRARY DISPONIBILIZA MAIS 80 MIL E-BOOKS PARA EMPRÉSTIMO


OpenLibrary.org conta com mais de 1 milhão de livros digitais para ler sem restrição. Em comunicado à imprensa, afirma ter adicionado mais80 mil ebooks, sobretudo de autores do século XX.
Os ebooks disponibilizados, podem ser “alugados” por portadores de computadores, laptops, ereaders, tablets, smartphones, etc. Basta terem uma conta emOpenLibrary.org, para pedirem emprestados 5 ebooks por duas semanas. [via ebook portugal]

ONDE OS AMERICANOS ACEDEM ÀS NOTÍCIAS

Confirma-se a preferência pela internet como fonte de notícias (de 24% em 2007 passa para 41% em 2010). Os jornais estão em ligeira queda (34% para 31%) e curioso é ver a subida no rádio (de 13% para 16%). Os outros dados também são interessantes: mulheres e homens 'consomem' a mesma percentagem de revistas; os homens ouvem mais rádio; as mulheres leem mais jornais; os homens acedem mais à internet; e as mulheres veem mais televisão. O grau de escolaridade também influencia as preferências: quem tem maior escolaridade (college grad ou mais elevado) lê mais revistas e jornais, ouve mais rádio, recorre mais à internet e vê menos televisão.

O BOM LEITOR LÊ NÃO IMPORTA ONDE

[via book porn]

domingo, 27 de fevereiro de 2011

PRÉMIOS DE EDIÇÃO LER/BOOKTAILORS 2010


A lista dos premiados pode ser consultada aqui mas quisemos destacar estes dois: MELHOR DESIGN DE INFANTO-JUVENIL: Depressa, devagar de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho e MELHOR ILUSTRUÇÃO ORIGINAL: Afonso Cruz com Galileu à luz de uma Estrela.

O MENINO-ALPINISTA-LEITOR

[via book porn]

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TEMPESTADE...DE LIVROS

A VISÃO DA BIBLIOTECA POR VÁRIOS ILUSTRADORES

Lendo na biblioteca  de Cristina Azócar Weisser

A biblioteca, uma cidade onde podemos passear de Eric Drooker

Onde é a secção do fantástico, por favor? Santa Dan

A invisibilidade das bibliotecas em África de Fernando Vicente

A inacessibilidade bibliotecária de Gurbuz Dogan Eksioglu

Toda a família encontra o seu espaço na biblioteca de Gustavo Aimar

Todos têm o seu lugar na biblioteca de Nancy Wolff

Tempo de estudo, pesquisa, leitura e cultura: a biblioteca de Rob Gonsalves


Shhh! Silêncio!  Sonia Kretschmer

Há sempre um livro especial na biblioteca de Taeeun Yoo

Uma biblioteca metida na cabeça de  Jindrich Ulrich

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

KINDLES NA SALA DE AULA


É um projeto que se desenvolve com apenas 7 Kindles mas, segundo o professor, parece estar a fazer com que os alunos leiam mais, se interessem mais. Os alunos leem mais, porque:
-  é 'engraçado';
-  é 'mais fácil pois não é preciso ir ao dicionário ( está incorporado)';
- ajuda os que teem mais dificuldades por causa ' da leitura em voz alta' 

III CONFERÊNCIA E-LEARNING


A III Conferência e-Learning - "Empreender com Tecnologias de Aprendizagem" vai realizar-se no próximo dia 18 de Março de 2011 na FIL (Feira Internacional de Lisboa) localizada no Parque das Nações. Este evento, que decorrerá em paralelo à Futurália 2011 - Feira da Juventude, Qualificação e Emprego, é uma iniciativa do Centro e-Learning da TecMinho, em parceria com a Futurália. A partilha de práticas entre profissionais é o forte desta conferência que terá apresentações centradas em e-learning, m-learning, jogos didácticos e redes sociais.  

Programa, inscrição (gratuita mas obrigatória)  e outras informações aqui

DEDOS: TABLETS NA SALA DE AULA

DEDOS é um interessante projeto pioneiro que visa a plena integração de tablets em sala de aula. Tem o apoio da Fundación Germán Sánchez Ruipérez. Envolve 23 alunos e 4 docentes e o objetivo vem explicado abaixo:

Os presentamos ‘Dedos: Tabletas digitales en el aula’, proyecto pionero que se está llevando a cabo con 23 alumnos y 4 profesores del CEO ‘Miguel Delibes' de Macotera, Salamanca, y que es una experiencia enmarcada dentro de ‘Territorio eBook’ y coordinada por elCentro Internacional de Tecnologías Avanzadas, CITA, de la Fundación Germán Sánchez Ruipérez. Pretende probar estos dispositivos en condiciones reales para valorar su posible potencialidad pedagógica, analizar sus repercusiones, detectar sus ventajas e inconvenientes y generar ideas sobre su uso educativo en un entorno rural como el de esta población de casi mil trescientos habitantes.

Mais info sobre este projeto aqui

PIRATAS E CORSÁRIOS

VIDROS COM ESPANTOSAS FUNCIONALIDADES NUM FUTURO PRÓXIMO?

Até ficamos com dúvidas se queremos viver num mundo assim...Mas que é fascinante, não há dúvida!

ASSOMBROSO GRAFFITTI


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PARABÉNS A AFONSO CRUZ PELO PRÉMIO SPA 2011









Estava nomeado juntamente com Isabel Martins Minhós e António Mota e o prémio da SPA 2011 coube-lhe com toda a justeza! Parabéns!

MIGUEL CATALAYUD



Uma exposição retrospetiva de um dos mais importantes ilustradores da atualidade, Miguel Catalayud, está patente no Museu Valenciano da Ilustração e da Modernidade, MUVIM, até 25 de abril. Para quem gosta deste artista e pode ir até Valência!...

USO DA TECNOLOGIA







 Ler o relatório da Pewresearch aqui.

Related Posts with Thumbnails