“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

terça-feira, 30 de novembro de 2010

DIREITO INALIENÁVEL DAS CRIANÇAS

FESTA DA POESIA EM MATOSINHOS

Sob a égide da poesia e da sua celebração, a Câmara Municipal de Matosinhos prestará tributo à Cultura e a algumas das suas mais diversas expressões, num evento que decorrerá nos próximos dias 6, 7 e 8 de Dezembro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e que se consumará na sua 6ª. Festa da Poesia.
Encontros com poetas e músicos, performances de poesia, música, uma exposição de fotografia, teatro e oficinas de escrita criativa, são algumas das diferentes formas de poder sentir esta Festa. 
Ler +

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A LEITURA FAZ MILAGRES!!

DISCURSO DA MINISTRA DA EDUCAÇÃO


Este foi o discurso que a Ministra da Educação proferiu, hoje, na EB23 da Maia onde foi 'dar' o seu nome à biblioteca que passa a chamar-se BIBLIOTECA ISABEL ALÇADA.
[video feito com iPhone4]

BIBLIOTECA ESCOLAR ISABEL ALÇADA

A Ministra da Educação, Isabel Alçada, deu o seu nome à biblioteca da EB23 da Maia. A escola preparou-se toda para a acolher da melhor forma e foi na biblioteca que a cerimónia se desenrolou. Houve dramatização, leitura de parte de uma nova aventura que os alunos desafiaram a escritora a dar 'corpo', música, discursos, prendas e muitos autógrafos, pois claro!

O QUE É QUE O TWITTER TEM A VER COM O COMPLEXO DO ALEMÃO?

No cerco militar ao Complexo do Alemão (Rio de Janeiro), um batalhão de jornalistas e repórteres foi acompanhando a subida dos militares. Mas quem lhes forneceu as notÍcias mais preciosas e, sobretudo, atualizadas de instante a instante? Jovens jornalistas do Voz da Comunidade, um projeto jornalístico criado por um adolescente de 17 anos, que fizeram uso do Twitter. De 180 seguidores atingiram 20 mil seguidores, ontem à tarde! A entrevista que René Silva (o jovem autor do projeto) deu ao Jornal de Notícias foi através do Skype e nela afirmou que o objetivo principal foi ' informar sem denunciar[ fonte: JN]


Mais um exemplo da importância das redes sociais, da força e impacto que podem ter em contextos vários. Vamos recorrer ao Twitter para difundir, por ex. um encontro com um escritor? Ao Skype para partilharmos leituras com outros alunos noutras bibliotecas? Ao Facebook para difundir notícias, novidades, avisos, curiosidades? Ao Picasa., por ex., para fazer álbuns com fotos que queremos partilhar?

ADÃO E EVA? O CAPUCHINHO E O LOBO?

A inocência (a)tentada... Ilustração de Chanouga.

À PROCURA DE PRENDAS ORIGINAIS? (3)


Não sei onde se compram estes originais tapetes...mas podem ser encontrados aqui!!

UM CASO SÉRIO DE EMPREENDEDORISMO

Este vídeo foi apresentado por Jacques da Silva (Universidade Portucalense) no painel "Educação para o empreendedorismo: projectar hoje para construir amanhã" no Congresso AETIC 2010. Quando se quer atingir um objetivo, o caminho e as estratégias têm de ser muito bem pensadas e nada pode falhar...


domingo, 28 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

VISUALIZADORES PARA A BIBLIOTECA ESCOLAR (2)


[Nota: filme feito com o iPhone4]

VISUALIZADORES PARA A BIBLIOTECA ESCOLAR (1)

No âmbito do Congresso AETIC 2010 que decorreu hoje no Hotel Vila Galé (Porto), estive no workshop dinamizado por Evandro Morgado sobre visualizadores para a biblioteca escolar. Apresentou-nos e manipulámos algum equipamento que é de grande utilidade para, por exemplo, apresentarmos um livro permitindo que os alunos sigam o texto e as imagens; projetarmos qualquer objeto tridimensional; projetarmos imagens, filmes, vídeos e qualquer tipo de documento , dispensando o computador.
[Nota: filme feito com o iPhone4]

A BIBLIOTECA PODE VIR A SER ASSIM...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O QUE OS JOVENS NORTE-AMERICANOS QUEREM NO NATAL

clicar na imagem para tamanho XL

QUER TROCAR OS SEUS LIVROS?



Mercado-alvo: qualquer pessoa que goste de ler e que respeite o meio-ambiente 

Toda a gente tem livros em casa, grande parte dos quais estão arrumados na estante para nunca mais serem utilizados. 

O livro é um objecto de arte e cultura, escrito para circular, ser divulgado e lido. Deste objectivo nasceu o projecto Winkingbooks*, agora desenvolvido no site www.winkingbooks.com 

Os utilizadores registados podem aqui disponibilizar o manancial de livros (romances, manuais escolares, etc.) que possua em casa e do qual queira prescindir, com vista a cumprir solicitações de outros utilizadores, e a obter por outro lado livros que ainda não leu. 
Na verdade, o site Winkingbooks pretende constituir um canal alternativo a qualquer leitor. Quem concebeu esta ideia continua a comprar livros, a obter livros de empréstimo nas bibliotecas, a ouvir audio-livros, a ler e-books, etc. 

* Winking – que pestaneja, que pisca o olho 

O nome escolhido para o projecto sugere a ideia dos livros “adormecidos” na estante a piscarem o olho ao seu dono para que este os faça circular, lhes dê vida, lhes retire o pó que os envolve nas prateleiras, e os envie a quem ainda não os leu. 

A plataforma www.winkingbooks.com permite que após um registo gratuito cada utilizador crie o seu inventário de livros que já não quer, obtendo com isso pontos para trocar por livros do seu interesse. Quando alguém (destinatário) lhe pede um livro, você (remetente) envia-lho por correio a seu cargo, havendo uma troca de livros por pontos. Posteriormente, você passará a destinatário quando pedir um livro a alguém, trocando neste caso pontos por livros, recebendo o livro em sua casa, de graça. 

Permite-se assim que a comunidade Winkingbooks leia mais livros por valores simbólicos, constituindo este projecto uma prestação de serviço de leitura a todos os que quiserem ler mais, por muito menos!

GRANDE IDEIA!

QUE DOÇURA!

A trilogia perfeita: avó, neta e um livro maravilhoso a uni-las e fazer crescer o gosto pela leitura!

QUEM QUER FAZER UM CRUZEIRO LITERÁRIO NO AMAZONAS?

O Amazonas volta em grande estilo ao turismo literário nacional. Após o belíssimo Festival Internacional de Literatura da Floresta, realizado em Manaus, agora vai rolar uma espécie de cruzeiro fluvial dos livros nas águas do Rio Negro, o imponente afluente do Rio Amazonas. O nome do festival tem tudo a ver: Navegar é Preciso! Vai ser em maio de 2011 e várias feras da literatura nacional e estrangeira já estão confirmadas.

Quem assina a iniciativa é a paulista Livraria da Vila. [via Blog do Galeno]
Quem me dera!!! E temos nós um rio Douro, tão belo, aqui tão perto... Alguém que se lembre!!

LANÇAMENTO DE LIVRO DE JOÃO PEDRO MÉSSEDER

2 ESCRITORES EM MATOSINHOS

A BM Florbela Espanca acolheu (ontem à noite) 2 escritores que são comunicadores natos: António Victorino d'Almeida e Mário Zambujal. Recorrendo a um estilo muito próprio, apresentaram-se um ao outro, num discurso que criou em todos nós (creio eu!) uma vontade irresistível de ir a correr ler os seus livros: "Ao Princípio era eu" e "Dama de Espadas", respetivamente. Durante cerca de 90m, contaram-se, contaram estórias e responderam às perguntas que lhes colocaram. Como disse Mário Zambujal: "O meu livro é ficção mas podia relatar a factos verídicos e o do Vitorino relata factos verídicos mas podia ser uma ficção!"

A BIBLIOTECA DA ES/3 DA BOA NOVA FESTEJA 10 ANOS!



A festa do 10º aniversário de entrada na RBE, foi há umas horas atrás (ainda estávamos no dia 25!) e houve de tudo que faz de uma festa...uma festa! Houve música, poesia, prendas, discursos, bolo. Estiveram alunos, professores, autarcas (Junta de Freguesia de Matosinhos), Pais, outros professores bibliotecários do concelho e a coordendora interconcelhia da RBE. A biblioteca recebeu um patrono: António Nobre e dele se falou e dele se leram poemas! Parabéns, Biblioteca António Nobre!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

REFÚGIO ÚNICO

À PROCURA DE PRENDAS ORIGINAIS? (2)

Mais 2 propostas para quem está falho de ideias para prendinhas... Comprar? Aqui.

À PROCURA DE PRENDAS ORIGINAIS?

Sem ideias para prendas de Natal? Que tal este 'pão de forma'? Podem comprar aqui!

ACONTECE HOJE NA BM FLORBELA ESPANCA

[clicar para imagem XL]

ESTAMOS (quase) TODOS NA 'CLOUD COMPUTING'


[via Webmania]

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CHALLENGES 2011

LIVRARIA PAPA-LIVROS EM CASA NOVA

DA IMPORTÂNCIA DAS REDES CONCELHIAS DE BIBLIOTECAS

Numa altura em que o número de REDES CONCELHIAS DE BIBLIOTECAS é já significativo (mas ainda, claramente, insuficiente) importa 'repescar' este artigo de Fernando Carmo publicado na Newsletter RBE nº 3 para termos presente a sua pertinência e inevitabilidade, quais são os seus objetivos e papeis dos parceiros.

O Gabinete da RBE apresentou um programa, (...), designado PCCRBE (Programa dos Catálogos Colectivos da RBE) que pretende, essencialmente, o desenvolvimento de redes de bibliotecas concelhias na mais ampla acepção do conceito de rede, usando o catálogo colectivo como um instrumento agregador e desencadeador de sinergias que levem à criação de laços, estruturas e organização que permitam a sua evolução e sustentabilidade e tenham como interface visível um portal que seja o espelho do seu dinamismo e criatividade.
(...)
Encerrado o capítulo da instalação das bibliotecas escolares, importa, agora, investir no aprofundamento da sua acção no interior da escola e na sua relação com a comunidade. Num momento em que as Autarquias vão assumir um papel decisivo na execução dos objectivos nacionais para a educação, torna-se imperioso o desenvolvimento de parcerias onde se definam objectivos comuns e se planifiquem actividades que rentabilizem os recursos humanos e materiais. Não podemos aceitar que as bibliotecas de um concelho trabalhem isoladas ou, quando procuram evitá-lo, não o façam como parceiros iguais numa caminhada onde se definam objectivos comuns.
Se as escolares têm objectivos de natureza pedagógica específicos e as públicas têm que responder a um conjunto de destinatários diversificados com necessidades múltiplas, não podemos, hoje em dia, considerar que num caso ou noutro estamos em presença de conjuntos que não se interceptam ou de acções que não possam contar com o contributo de todas elas.
Ler +

APRENDER E INOVAR COM TIC

A iniciativa “Aprender e Inovar com TIC”  tem como finalidade a promoção da utilização educativa das TIC, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos, através da rentabilização dos equipamentos disponíveis nas escolas. A iniciativa apoiará projectos inovadores que promovam a utilização educativa das TIC e privilegiem o seu uso no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a utilização de plataformas de gestão da aprendizagem pela comunidade educativa e a produção e partilha de recursos educativos digitais.
Toda a info (edital, registo) aqui.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A ODISSEIA EM...15 SEGUNDOS!

Lembrei-me de postar este vídeo a propósito da leitura de "Ulisses" de Mª Alberta Menéres. Que tal lançar um desafio aos alunos para o recontarem, usando as novas tecnologias? Em vez de o fazerem só por escrito...

ANNE FRANK NUM FILME ÚNICO

Sem som e com a duração de 20 segundos mas foi um ótimo trabalho feito pela Anne Frank House ao conseguir recuperá-lo:
“The girl next door is getting married. Anne Frank is leaning out of the window of her house in Amsterdam to get a good look at the bride and groom… At the time of her wedding, the bride lived on the second floor at Merwedeplein 39. The Frank family lived at number 37, also on the second floor. The Anne Frank House can offer you this film footage thanks to the cooperation of the couple.”
[via Open Culture]

ANNE FRANK - NOVELA GRÁFICA

Toda a história de Anne Frank, ao estilo de novela gráfica, num vídeo no Canal Anne Frank do Youtube. Para o ver, clicar na imagem.
Related Posts with Thumbnails