“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 31 de outubro de 2010

OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (19)

E este é o último cartaz que partilhamos, um cartaz da EB23 do Castêlo da Maia (Maia). O interessante é    o convite feito aos encarregados de educação para irem à biblioteca (que esteve aberta até às 19h30m). Os filhos é que se encarregaram de lhes fazer uma visita guiada e, em conjunto, escolherem livros para serem lidos a par. Também visitaram uma exposição ali patente.

HALLOWEEN ESQUELETOS COM ESTADOS DE ALMA!!

O desiludido...
O romântico...
Os eternos apaixonados...
O infantil...
O complicado...
A 'femme fatale'!

JOÃO PAULO SEARA

João Paulo Seara foi o fundador e diretor artístico do Teatro de Marionetas do Porto. Foi cenógrafo, escritor, professor de interpretação teatral. A primeira vez que o vi em ação foi na minha escola, em 1986, onde levou o Teatro Dom Roberto e um belíssimo teatro de sombras. Depois, fui ver, várias vezes,  o seu Teatro de Marionetas, na Rua de Belomonte, no Porto. Deixou-nos ontem...
Do último livro que escreveu ( e cujo espetáculo está em cena), intitulado Cinderela, escreve José António Gomes, em Inocência Recompensada:

Singular exemplo de recriação hipertextual e de releitura parodística de um clássico (que nos traz à memória Gianni Rodari ou Roald Dahl e as suas Revolting Rhymes), Cinderela constitui um admirável momento de humor, caricatura e ritmo dramáticos, quer pelo cómico de situações e de linguagem que tão bem explora (incorporando, por exemplo, um registo abrasileirado no discurso de várias personagens) quer pelo modo como entretece prosa e verso, narrativa e drama, quer ainda pela convocação de figuras oriundas de outros contos.

O GOOGLE A BRINCAR AO HALLOWEEN COM O SCOOBY DOO

sábado, 30 de outubro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PÁGINA 23

Um blogue do Púlico direcionado para as escolas, a seguir atentamente.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL THEKA

Começou, hoje, (há minutos) no Centro Autárquico de Quarteira, a Conferência Internacional - criatividade, partilha e desenvolvimento em bibliotecas escolares, uma iniciativa do programa THEKA com o apoio da Câmara de Loulé. Na mesa, na conferência de abertura, o Diretor Regional, a Vereadora da Cultura e Educação e a representante da Fundação Gulbenkian, instituição que apoiou o programa THEKA. A conferência pode ser seguida no twitter, #cpd2010.

HÁ LEITURAS INQUIETANTES!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SER BIBLIOTECÁRIO É SER 'NERD'?

A 'cantautora'  Reina del Cid

To all kindred nerds 

Shelving books on the night shift
It takes some time, but I guess I like it
Dewey’s decimals keep me company

Out the window, you are dancing
With those girls who can’t stop laughing
Lip-gloss, too hot, fake-baked drama queens

You were drinking a margarita
I was reading My Antonia
I got to thinking that

I don’t fit inside that world
And I’m not like those other girls
Oh no, I’m not, I think a lot
But please don’t be afraid

Just ‘cause I navigate the media
And use encyclopedias
It doesn’t mean that I don’t need
A boy just like you to talk to

Set my cup back on its saucer
At the coffee shop, reading Chaucer
With my iPod on my favorite track

The girls you’re with get turtle lattes
Decaf, skim-based, extra frothy
But you and I both drink our coffee black

You were talking about ACDC
And I was playing my Puccini
I got to thinking that

Repeat Chorus

You can buy me a margarita
And I will lend you My Antonia
You can take me to ACDC
And I’ll play you my Puccini
It doesn’t matter that

I don’t fit inside that world
I’m not like those other girls
Oh no, I’m not, I think a lot
But you are not afraid.

That I navigate the media
And use encyclopedias
It doesn’t mean that I don’t need
A boy just like you to talk to
Love this!!!!
I’m not like those other girls
Oh no, I’m not, I think a lot

HÁ LEITURAS ASSOMBROSAS (2)

OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES: LEITURAS À LA CARTE (17)

Receber alunos, professores e funcionários na biblioteca com um cenário especialmente preparado para surpreender, foi uma atividade pensada na biblioteca da EB23 de Nogueira (Maia) para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e, em particular, o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares. Os cartazes são apetitosos mas o vídeo que pode ser visto aqui, não deixa dúvidas quanto ao sucesso destas Leituras à la carte!

HÁ LEITURAS ASSOMBROSAS!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A MORTE DO DIVINO SÓCRATES

Publicado pela 7 Dias 6 Noites, este é o 1º título de uma coleção muito interessante intitulada Filósofos em Delírio. Os autores de A Morte do Divino Sócrates são Jean Paul Mongin (texto) e Yann Le Bras (ilustração). Na contracapa, podemos ler: 

Sócrates vai pelas ruas de Atenas, interpelando aqueles que encontra pelo caminho: Conhece-te a ti mesmo! Não te preocupes com as riquezas, procura a verdade e torna-te filósofo! Isto não é do agrado dos Atenienses. No final de um processo, Sócrates é condenado a beber cicuta. Irá ele fugir? Deverá um filósofo temer a morte?

Já publicados também O Louco Dia do Professor Kant e A Confissão de Santo Agostinho. Para breve: O Melhor dos Mundos Possíveis (segundo

Uma boa aproximação dos mais jovens ao mundo dos filósofos!

OS AUDIOBOOKS TAMBÉM FAZEM SONHAR!

Goldilocks by Anthea Brown

"THE BOOK IS NOT THE IMPORTANT PART, THE BOOK IS THE DELIVERY SYSTEM'



'The future is gonna be what the future is gonna be.' S. King. Ou dito de outra maneira: não vale a pena fazer apostas sobre o que é 'melhor': papel ou e-book. O importante é a literatura...

OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (16)

O mês ainda não terminou e os cartazes continuam a surgir! Este é do AE de Pedrouços (Maia).

WALKMAN? JÁ ERA!

O 1º walkman da Sony foi lançado, no Japão, em 1979, e rapidamente, se impôs em todo o mundo. Nascia o conceito de 'música portátil'. Ter um walkman era o sonho de qualquer adolescente, lembram-se? Hoje, poucos sabem o que é uma cassete e, sobretudo, que ela está gravada dos dois lados! A BBC fez uma experiência com um jovem: teria que usar um walkman em vez do seu iPod: ele levou 3 dias a descobrir essa 'particularidade'!!! Eis o que jovem disse desta experiência:
When I saw it for the first time, its colour also struck me. Nowadays gadgets come in a rainbow of colours but this was only one shade - a bland grey.
So it's not exactly the most aesthetically pleasing choice of music player. If I was browsing in a shop maybe I would have chosen something else.
[...] When I wore it walking down the street or going into shops, I got strange looks, a mixture of surprise and curiosity, that made me a little embarrassed.
[...Personally, I'm relieved I live in the digital age, with bigger choice, more functions and smaller devices. I'm relieved that the majority of technological advancement happened before I was born, as I can't imagine having to use such basic equipment every day.
Ler +
Não estará na hora de repensarmos as nossas escolhas na biblioteca?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 DE OUTUBRO DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR EM PORTUGAL(5)

Hoje é dia de inauguração da nova biblioteca do CE de Gueifães/Vermoim (Maia). Aproveitando ser o Dia das Bibliotecas Escolares, as professoras bibliotecárias estão a receber as várias turmas que são surpreendidas pelo novo espaço, assistem a leituras e dramatizações feitas pelos alunos mais velhos e, no final, são presenteados com um original chaveiro! Uma iniciativa muito bonita foi a dos meninos da turma 7 que ofereceram alguns livros à sua biblioteca!!

25 DE OUTUBRO DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR EM PORTUGAL(4)

O cartaz à porta do CRE (Centro de Recursos Educativos) da EB23 Maria Manuela Sá (S. Mamede) e o conjunto de marcadores que vieram de uma escola de Missouri (EUA) no âmbito do Bookmark Project, uma iniciativa da IASL a que a escola aderiu.

HOJE É DIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES EM PORTUGAL

Hoje, dia 25 de outubro, as bibliotecas escolares portuguesas celebram o seu Dia, escolhido pela RBE no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas lançado pela IASL. A verdade é que as bibliotecas têm vindo a assinalar o Mês mais do que o Dia. Numa altura em que se anunciam novos cortes na Educação, que vão afetar significativamente o processo de afirmação das bibliotecas como vitais para uma escola de qualidade, o lema deste ano faz todo o sentido: CRIATIVIDADE DESAFIO RESILIÊNCIA. 

domingo, 24 de outubro de 2010

OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (15)

O cartaz muito 'personalizado'  e o programa da ES/3 José Régio (Vila do Conde).

25 DE OUTUBRO DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR EM PORTUGAL(2)

A LITERATURA NÃO É FEITA DE PAPEL

Isabel Coutinho esteve na IV Conferência Internacional do PNL que teve lugar na Fundação Gulbenkian, dias 15 e 16. Hoje escreve, na revista Pública, sobre a intervenção de um dos convidados, Chris Meade, The amplified author and the creative reader.
Finalmente, aquilo de que falávamos, quase como uma metáfora, de que ler era uma atividade criativa em que estávamos empenhados, passou a ser uma realidade. Mas os amantes dos livros não tinham a mesma opinião. Achavam que eu me tinha mudado para o lado negro e que tinha passado a odiar livros.Temos vindo a perder algumas batalhas pela leitura. Falamos dos livros como sendo a leitura ótima para nos ajudar a adormecer ou para levar para férias.[...] Mas se ler realmente importa, a leitura tem que nos ligar![...]Somos todos mais transversais e mais multimédia do que gostamos de pensar que somos. [...] A primeira vez que se lê um livro num ecrã, como o de um iPad, percebemos intensamente que o livro não é um objeto. É uma experiência, acontece na nossa cabeça e acontece no nosso coração. A literatura não é feita de papel.[...]O momento do iPad parece-me muito mais importante do que a chegada dos e-readers que só permitem ler livros eletrónicos num ecrã. [...]Se queremos chegar às gerações mais novas, em qualquer parte do mundo, temos de perceber que elas estão a olhar para um ecrã: têm um telemóvel nas mãos e estão a olhar para ele. Se queremos chegar às pessoas é no telemóvel que devemos colocar os conteúdos.[...]É possível ler, agradavelmente, num ecrã de um aparelho que também serve para navegar na internet, para ver filmes
Nota: sublinhados meus.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

BIBLIOTECA FERNANDO PESSOA ONLINE

A Casa Fernando Pessoa pôs hoje ao alcance de mais pessoas os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa. Esta é uma transcrição da Nota Prévia assinada pelo investigador Jerónimo Pizarro:

Dar visibilidade virtual à biblioteca particular de Fernando Pessoa foi o objectivo de uma iniciativa colectiva que começou em Abril de 2008 e que hoje permite disponibilizar em linha milhares de páginas impressas, muitas das quais contêm anotações, comentários, traduções e outros diversos tipos de textos em prosa e em verso, para além de desenhos, horóscopos e exercícios caligráficos. Estas páginas, que em número quadruplicam o número de autógrafos pessoanos à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), são decisivas para revisitar a vida e a obra de Fernando Pessoa. A sua biblioteca, composta por mais de 1300 títulos (mais da metade deles em língua inglesa), é um autêntico repertório de fontes e de escritos. Por este e por outros motivos, o seu valor é inestimável. No poema «Un lector», Jorge Luis Borges escreveu: «Que otros se jacten de las páginas que han escrito; | a mí me enorgullecen las que he leído». Que leu Pessoa? Com que propósitos? Estas são só algumas das perguntas que agora se podem começar a formular com mais assiduidade.

OUTUBRO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (14)

E os cartazes continuam a surpreender pela diversidade e qualidade!

O PARADIGMA EDUCACIONAL PRECISA DE MUDAR(?)

Sir Ken Robinson on Changing Education Paradigms.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PRÉMIO HANS CHRISTIAN ANDERSEN PARA J.K. ROWLING

[foto: Reuters]

Uma escritora habituada a recordes e feitos inéditos venceu a primeira edição do prémio de literatura Hans Christian Andersen - JK Rowling, a autora milionária da saga Harry Potter. A autora britânica recebeu terça-feira o prémio de 67 mil euros em Odense, a cidade natal dinamarquesa do histórico autor Hans Christian Andersen. [fonte: Público]
Related Posts with Thumbnails