“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 31 de janeiro de 2010

FUNDAÇÃO GULBENKIAN APOIA BIBLIOTECAS ESCOLARES DE ESCOLAS SECUNDÁRIAS

Estão abertas de 25 de Janeiro a 26 de Fevereiro as candidaturas para o Concurso de Apoio a Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de Escolas que ministrem o Ensino Secundário.


As candidaturas deverão ser apresentadas, individualmente ou em associação, por todas as Escolas que ministrem o Ensino Secundário, sedeadas no território nacional. A instituição que apresenta a candidatura e que fica responsável pela execução do projecto é considerada Entidade Beneficiária do financiamento.

Mais info aqui.

LIVROS SOBRE POLÍTICA: MONARQUIA/REPÚBLICA

A I REPÚBLICA

DA MONARQUIA À III REPÚBLICA... O PIOLHO RESISTE!!

Uma proposta interessante para alunos da zona do Porto é uma visita ao café 'Âncora d'Ouro' mais conhecido por 'Piolho'. No site Ciência Hoje pode ler-se:
Terá sido em 1909, ainda em tempo de monarquia, que os avós Francisco José de Lima e Cremilda Reis Lima compraram o botequim ‘Âncora d’Ouro’, abrindo o espaço “na véspera de São João, a 23 de Junho, ainda sem licença”, relataram ao Ciência Hoje Rosário Reis Lima e Maria dos Anjos Reis Lima, netas do casalNo início, e como não havia electricidade ou televisão, criou-se um palco onde se davam concertos, operetas, espectáculos vaudeville e se convidavam figuras do circo para que a clientela tivesse com que se entreter. O espaço terá sido o primeiro a ter luz eléctrica autorizada para 12 lâmpadas, uma máquina de café expresso (de marca La Cimbali), a primeira esplanada e os primeiros ‘pregos’ em pão.“Batia-se o bife com uma palmatória que tinha pregos para que ficasse mais tenro”, explicaram.
[...] Pouco antes da meia-noite, o agora «Piolho D’ouro» prometia continuar a animar os convivas. No dia do centenário ofereceram-se copos e chávenas, bolo e finos, momentos de prosa, poesia e teatro e ainda se aguardava o fogo-de-artifício. “Espero que a partir de hoje o ‘Piolho’ continue por mais 100 anos. Os novos estudantes têm de transmitir e incutir às futuras gerações o espírito do ‘Piolho’”, apelou o actual sócio gerente. Ler +

CONCURSO DOA 0 AOS 100 - HISTÓRIA DE CIENTISTAS

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) e o jornal Ciência Hoje (CH), decidiram lançar um concurso designado por “Dos 0 aos 100 – Histórias de Cientistas”, numa iniciativa conjunta que tem em vista a divulgação da história e património científico da República, recordando acontecimentos, realizações alcançadas em diversos campos científicos e, mais concretamente, evocando os seus protagonistas. Toda a info adicional aqui.

100 ANOS DE REPÚBLICA PORTUGUESA

As comemorações começaram, oficialmente, ontem, dia 30 de janeiro, na cidade do Porto e prolongam-se pelo dia de hoje. Ver aqui , aqui e aqui.

1 MILHÃO DE LIVROS VÃO PARA MINA DE SAL


Um milhão de livros da Biblioteca de Manchester, com algumas raridades datadas do séc. XV, vão ser transferidos para uma mina de sal em Cheshire (tão grande como 700 campos de futebol!), enquanto a biblioteca vai ser restaurada e modernizada. os trabalhos decorrerão nos próximos 3 anos e até lá a biblioteca funcionará na Elliot House, em Deansgate. Ler +

sábado, 30 de janeiro de 2010

MARCADORES DE LIVROS

Todos os marcadores encontrados na swissmiss.

COISAS A APRENDER



Christian Borstlap fez estas ilustrações animadas para a instituição holandesa de caridade para crianças, Kinderpostzegels. Simplesmente inteligente e divertido.

REPENSAR O ENSINO



Sem palavras.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

VOCABULÁRIO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado em Outubro de 2009 pela Porto Editora, está disponível gratuitamente na Internet, anunciou hoje a editora. A obra está disponível na Infopedia.
Mais um recurso digital para as nossas bibliotecas!

PROJECTO INTERNACIONAL - CONTOS DO CAMINHO

A apresentação pública do projecto internacional “Contos do Caminho” tem lugar no próximo dia 30, às 18h00, na Igreja de São Tiago, em Óbidos, no âmbito das celebrações do Feriado Municipal.

A editora e livraria “O Bichinho de Conto”, situada na antiga Escola Primária de Casais Brancos, Óbidos, participa neste projecto, numa parceria entre Espanha, Portugal e França, financiado pela Comunidade Europeia e outras entidades.

Trata-se de uma iniciativa que visa promover, junto do público infantil, o conhecimento do Caminho de Santiago e os seus traços europeus enquanto itinerário cultural de encontros e trocas entre as diferentes culturas.Mais info aqui.

CORRENTES D'ESCRITA EM FEVEREIRO

Isabel Alçada, Ministra da Educação, irá proferir a Conferência de Abertura do Correntes d’Escritas, tendo escolhido o tema “Leitura, Escrita e Educação”. Esta foi uma das novidades desvendadas hoje na apresentação do programa do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica que decorrerá na Póvoa de Varzim de 24 a 27 de Fevereiro. Toda info aqui.

A EDUCAÇÃO NA I REPÚBLICA - QUE LIÇÕES PARA O SÉC XXI?

[clicar sobre a imagem para aumentar]

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PORTAL DAS ESCOLAS DISPONIBILIZA REVISTAS E JORNAIS DIGITALIZADOS

A partir de hoje, no Portal das Escolas, e para os professores registados, ficarão disponíveis, de forma gradual, mais de um milhão e duzentas mil páginas de jornais e revistas, históricas e actuais, do Grupo Impresa. Este acervo digital, com conteúdos de qualidade, visam a sua utilização em contexto pedagógico.



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AUSCHWITZ 65 ANOS

A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de milhões, uma estatística. J. Stalin

COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO DA INFORMAÇÃO - BIBLIOTECAS ESCOLARES

A Escola Superior de Educação de Beja tem abertas as inscrições para a 2ª edição do curso Comunicação Educacional e Gestão da Informação - Bibliotecas Escolares. Todas as informações aqui.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

BIBLIOTECAS ESCOLARES COMO 'AGÊNCIAS EDUCADORAS'

Quem o afirma é Evanda Verri Paulino, presidente do CRB ( a maior associação profissional brasileira que reúne 8 mil bibliotecários paulistas) numa entrevista da qual deixamos aqui alguns excertos mas que pode ser lida, na íntegra, aqui.

"... estamos cada vez mais focados em desenvolver competências informacionais, ajudando a preparar os indivíduos para acessar, analisar, filtrar e seleccionar informações, para que possam se apropriar de conteúdos de maneira ética e gerar novos conhecimentos."

"...nós que lecionamos sabemos a dificuldade que esses jovens apresentam na hora de pesquisar e estruturar um texto com conteúdo claro e objetivo e raciocínio inteligível."

" A competência informacional tornou-se uma disciplina tão relevante nos dias atuais como a Matemática, a Arte e a História."

" A biblioteca escolar deve assumir hoje a posição de 'agência educadora' e de 'laboratório de informações', podendo oferecer uma ampla gama de recursos e currículo de capacitação informacional para ajudar os alunos a adquirirem as competências necessárias."

"...talvez pudéssemos começar a implantar o conceito de 'bibliotecas híbridas' nas quais as bibliotecas - públicas, escolares e comunitárias - trabalhariam em parceria, desenvolvendo programas de apoio mútuo com foco na classe estudantil e nas comunidades locais."

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ACÇÃO DE FORMAÇÃO - LER PARA ENTENDER

[clicar sobre a imagem para aumentar]

LER NO ESCURO...FAZ MAL

Cartaz publicitário delicioso encontrado aqui.

BREVE HISTÓRIA DO DESIGN EDITORIAL NO LIVRO INFANTIL

A história do design editorial no livro infantil é indissociável da história do Livro assim como do percurso traçado pela literatura infanto-juvenil. O design editorial projecta a forma e determina as características funcionais, estruturais e estéticas do Livro, materializando o seu conteúdo textual e/ou imagético.[...] Quer se tratasse de redigir sobre argila, pedra, madeira ou papiro, a forma de apresentação do livro requereu sempre a projecção da sua utilização.[...]
Aprovado e incentivado pela Igreja, que via o objecto como um veículo das suas teses e ideologias, ao livro acresce o valor do trabalho dos monges copistas, notoriamentea partir do século XIII, que reproduziam as obras carregadas de artísticas iluminuras e recursos gráficos que decoravam os textos. É com eles que se definem as primeiras regras no que diz respeito à mancha do texto em colunas, às margens e ao trabalho tipográfico de entreletra e entrelinhamento. Ler +
Os excertos são de um interessante trabalho de Helena Gonçalves (texto) e Helena Pedro (pesquisa de imagens) que traça, de forma concisa e breve, a história do design, da 'mancha' gráfica, da ilustração ao longo dos tempos, levando-nos a entender, de alguma forma, a sua importância e o seu valor cultural, religioso, político, social, estético...

domingo, 24 de janeiro de 2010

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ANIMAÇÃO DA LEITURA

A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti vai dar início, em Fevereiro de 2010, à 2ª edição do mestrado em Ciências da Educação, área de especialização de Animação da Leitura.
Duração: 3 semestres em regime de tempo integral; 40 semanas de estudo/ano; 90 ECTS
Horário: 6ª Feira das 18h às 22h e Sábados das 09h às 13h e das 14h às 18h
Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - Rua Gil Vicente 138-142 - 4000-255 Porto
Informações: Secretaria da ESEPF - T 225 573 420/5 F 225 508 485 E secretaria@esepf.pt
URL: http://www.esepf.pt

INSIDE, OUTSIDE, ONLINE: BUILDING YOUR LIBRARY COMMUNITY



"In an age where content can be stored in many formats and carried around in our pockets, library services are shifting to accommodate new users..." Chrystie Hills fala-nos de uma forma muito entusiástica e comprometida dos desafios que se colocam às bibliotecas no sentido de se tornarem verdadeiras servidoras da comunidade.
O seu livro pode ser adquirido aqui.

INTERNET SEGURA

Aqui ficam alguns vídeos que poderão ser usados para abordar o tema da internet segura.
Think before you post, Cartilha do uso responsável da internet, internet: navegar é preciso, invasores (vírus), dia internacional da internet segura 2009, internet segura, dia da internet segura

INTERNET SEGURA -SITES






Clicar nas imagens para abrir os links.

GERAÇÃO MÓVEL E DESAFIOS + DIA DA INTERNET SEGURA

Com o objectivo de assinalar o dia da Internet Segura, que se comemora a 9 de Fevereiro, a DREN, através do Gabinete de Gestão do PTE, convida todas as escolas a participar na iniciativa "Geração Móvel e Desafios". O desafio é desenvolver narrativas que proporcionem a tomada de consciência e a reflexão em torno das potencialidades e riscos na utilização da Internet. Ler +

RBE EM COOPERAÇÃO COM MOÇAMBIQUE

Em Setembro de 2008 o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lançou, em articulação com o Plano Nacional de Leitura (PNL), um Projecto em Moçambique com vista à integração na RBE e desenvolvimento da Biblioteca da Escola Portuguesa de Moçambique (EPM) e à criação de bibliotecas e promoção da leitura em escolas moçambicanas. Duas visitas já foram feitas àquele país e um vasto leque de iniciativas já funcionam no terreno (baús de livros, formação de recursos humanos, fornecimento de software para tratamento documental) e outras estão planeadas para execução a curto e médio prazo como poderão ler aqui.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

LIVROS BANCOS LIVROS...EM ISTAMBUL

Em 2007 a cidade de Istanbul promoveu a leitura construindo bancos como livros por toda a cidade. Os bancos eram representações de 18 livros de grandes poetas turcos.[lido aqui] Ideias para a Semana da Leitura??



DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS

PROJECTO ESCOLAS -CONCURSO DE CRIATIVIDADE GRANDE ©


O Projecto Escolas - Concurso de Criatividade Grande © é um projecto desenvolvido para os alunos do Ensino Secundário e 3º Ciclo, entre os 12 e os 18 anos, que te permite mostrar aos outros o melhor de ti. A tua criatividade e originalidade são o passaporte para o mundo da música, dos filmes, dos livros, dos media, e de toda a cultura que te inspira.
A cultura também vive em objectos. Objectos que contêm as músicas, os filmes, os textos e as imagens, que tu amas. Criar estes objectos requer um talento e muito trabalho. É uma viagem que te queremos proporcionar.
Ao participar estás a criar e a aprender sobre o que está por trás de todo o trabalho de criação de uma obra, seja ela em que área for! O que está em causa é a originalidade e a protecção do teu trabalho! Ler +

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MYWAY - CIBER RÁDIO

No primeiro dia de Fevereiro, começa a operar na Net a rádio Myway. O projecto foi criado em Portugal pela empresa Waymedia e já garantiu os direitos de reprodução de centenas de milhares de temas.

Um comunicado da Waymedia informa que a rádio Myway é gratuita e permite criar listas de reprodução personalizadas, bem como escutar outros canais temáticos baseados em géneros, bandas ou artistas que já estejam a funcionar nesta ciber-rádio.

Entre as principais novidades desta rádio destaca-se a possibilidade de acompanhar um blog escrito por críticos de música.

O lançamento da rádio Myway contou ainda com uma parceria com o MSN e o Clix que prevê ainda a produção de conteúdos (textos, áudio ou vídeo) para os quatro milhões utilizadores registados nestes portais.

A Waymedia não referiu qual o endereço electrónico do Myway[via Exame Informática]

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CONCURSO - CONTA-NOS UMA HISTÓRIA

O Concurso “Conta-nos uma história!”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) pretende fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio.


Esta iniciativa consiste na produção de histórias gravadas em formato áudio digital, por equipas de alunos de Educação Pré-escolar ou de 1.º Ciclo do Ensino Básico, coordenadas pelos respectivos docentes.

As histórias podem ser elaboradas de raiz ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas conhecidas dos participantes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Em todos os casos, devem conter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos. Regulamento, ficha de inscrição, prazos, etc, aqui.
Sendo uma iniciativa da DGIDC, RBE e PNL, no âmbito do PTE, será de todo o interesse que as bibliotecas se envolvam neste concurso, nomeadamente em parceria com outros sectores da escola e/ou agrupamento. Será uma forma de promover a leitura, a utilização dos recursos da biblioteca e produzir documentos digitais a utilizar por esta no futuro.

A ESCADA TECNOGRÁFICA SOCIAL

[clicar sobre a imagem para aumentar]

One in every three online Americans is whatForrester calls a “conversationalist,” defined as someone who updates her status on Facebook or tweets at least once a week. Conversationalists are also older, wiser than other online denizens — and predominantly female.

Forrester’s “The New Social Technographics” report (embedded below) is the product of surveying 10,112 U.S. consumers ages 18 to 88 in November 2009 to better understand social adoption.

Conversationalists are a new type of online content creator who accounts for 33% of the online population, and they’re sandwiched in between the most involved web users who either blog or publish web content — called “creators” (24%) — and the more passive “critics” (37%), who participate online as commenters and reviewers. In the social hierarchy, critics are followed by collectors (20%), joiners (59%), spectators (70%) and inactives (17%).

These conversationalists are quite the interesting bunch, especially for marketers, as 56% are female — the highest concentration of women in any of the groupings. Seventy percent are 30 years of age or older, and 24% are older than 44. According to the report, conversationalists also have household incomes “slightly above average, and they’re more likely than any other social classification to have college degrees.”

A few other findings of interest:

- The highest concentration of Gen Y online users is in the creators group, with 37% of individuals between the ages of 18 and 29.

- The average conversationalist has a annual household income of $81,300.

- 48% of collectors have earned a college degree or higher.

CIBE EM FORMAÇÃO

Decorre, hoje, no Porto, o 2º workshop de formação dos coordenadores interconcelhios da RBE, orientado por Eloy Rodrigues e José Carvalho da UMinho. Tema: Gestão e Organização da Colecção Digital - deli.cious, Connotea, Librarything, Wiki.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

BD+ILUSTRAÇÃO+ANIMAÇÃO NO PORTO

Do Letra Pequena respigamos esta informação:
Três entidades culturais juntaram-se para organizar uma série de iniciativas à volta da ilustração, da banda desenhada e do cinema de animação. Fizeram bem. São elas: a Galeria Mundo Fantasma, a Gesto Cooperativa Cultural e a Casa da Animação. E é por isso que os leitores/visitantes (que não gostam nada destas coisas…) podem começar por ir ver a exposição dos trabalhos de BD de João Fazenda e de Paulo Brito ao Shopping Center Brasília, no Porto (Av. da Boavista).

A inauguração é no dia 30 de Janeiro às 17h, na Mundo Fantasma. Às 22h, todos os caminhos vão dar à Casa de Animação, pois ali serão exibidos filmes dos dois autores. Às 23h30, é a vez de a Gesto Cooperativa Cultural acolher a exposição de ilustração de João Fazenda

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

HOMENAGEM A MARIA ALBERTA MENÉRES

Maria Alberta Menéres completa, este ano, oito décadas de vida e, muito justamente, a sua editora de sempre, ASA, prepara já um programa vasto e variado para a homenagear. E as escolas, as bibliotecas têm algo preparado? Deixo aqui alguns recursos que poderão ser úteis:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

LANÇAMENTO DE LIVRO INFANTIL

[clicar na imagem para aumentar]

O FUTURO DA EDUCAÇÃO POR G. SIEMENS

Transcrição de parte da entrevista: George Siemens: I guess it is a step back a little bit and probably worth looking at what is it that schools are there for, what is it that they are doing. As far as frustrating as it is, schools and societies that have higher levels of education are also more prosperous. Somehow we have to recognize what is it that schools do well, what functionality do schools serve for a society... but how can we do that without institutionalizing the experience. We want to take the good stuff of school and we want to get rid of the stuff that is demotivating, the stuff that takes students and pushes them out of that experience and gets them frustrated and upset. I want to give you an example: I have a daughter who has just loved school up until she hit grade five. Up until then she was, I guess, just blessed with good teachers. Teachers who made learning fun, they played games in class, they got together, and they did just these neat little activities that she would spend her weekend on.
Para continuar a ler, clicar aqui.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Related Posts with Thumbnails