“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 27 de dezembro de 2009

ÁRVORE DE NATAL - MOBILE MOBILE

Mobile Mobile é uma instalação interactiva de James Teophane que, desta forma, recria a árvore de Natal da era informacional, mantendo o espírito de ponto focal da comunidade que aquela sempre representou. Reciclou 50 telemóveis que se suspendem de uma circunferência de 6m de diâmetro e instalou esta peça à entrada de Brick Lane Studio. Cada telemóvel está ligado a um computador que emite um sinal sonoro específico que, no conjunto recria uma melodia natalícia. Mais info e curiosidades aqui. [via Brainpickings]

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O GRANDE LIVRO DOS RETRATOS DE ANIMAIS

Um livro que faz as delícias de grandes e pequenos [publicado pela OQO]. Uma abordagem muito original ao mundo da pintura renascentista num jogo desafiador de comparações, descobertas, divertimento! Na última revista Imaginaria vem uma resenha deste livro : Contra la opinión más generalizada, este libro ha sido creado —nos dice su ingeniosa “Introducción”— con el fin de dar testimonio acerca de la existencia y mérito de un buen número de retratos que tienen a los animales como protagonistas. Es en el Renacimiento cuando el retrato se convierte en uno de los principales temas seculares, de allí que la pintura de Federico da Montefeltro (hacia 1474) sea considerada una de las más famosas de la historia del arte, a menudo asociada con la celebración del hombre como protagonista activo de la Historia, idea inherente al pensamiento renacentista. Ler +

MENÇÃO HONROSA BOLOGNA RAGAZZI AWARD 2008
PRÉMIO ANDERSEN - IL MONDO DELL’INFANZIA 2008
1.º PRÉMIO LIVRO INFANTIL E JUVENIL MELHOR EDITADO 2007
MINISTÉRIO DA CULTURA ESPANHOL
DIPLOMA PRÉMIOS VISUAL DE DESIGN DE LIVROS 2007
Texto e ilustrações de Svjetlan Junakovic

BOAS FESTAS RECEBIDAS (3)


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

18ª JORNADAS DE BIBLIOTECAS INFANTIS, JUVENIS E ESCOLARES

Desde la Fundación Germán Sánchez Ruipérez de Salamanca os enviamos un avance informativo sobre las 18ª Jornadas de bibliotecas infantiles, juveniles y escolares.
La edición de este año se celebrará los días
27, 28 y 29 de mayo de 2010 y lleva por título:

El eBook y otras pantallas: nuevas formas, posibilidades y espacios para la lectura
La irrupción en nuestro entorno cultural del dispositivo de lectura electrónica y sus contenidos electrónicos conocido como eBook está generando multitud de inquietudes, opiniones y preguntas. Su paulatina e inexorable implantación en los lugares públicos y privados donde está presente la lectura (bibliotecas, centros educativos y hogares) va a modificar de forma sustancial, como ya lo están haciendo otros soportes electrónicos, las formas de entender su práctica.

¿En qué medida van a cambiar los modos de producción y difusión de los materiales de lectura? ¿Cómo será la convivencia entre estos nuevos soportes y los clásicos? ¿Qué adaptaciones deberán llevarse a cabo en los espacios culturales y educativos y qué nuevos servicios será necesario crear para dar respuesta a sus usuarios?

Estas y otras cuestiones son la base para las sesiones de reflexión y debate: conferencias, presentaciones de experiencias y paneles de especialistas nacionales y extranjeros. Con ellas se pretende perfilar un marco de referencia para el diseño y la puesta en marcha de actuaciones prácticas.

domingo, 20 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS ENVIADAS

BOAS FESTAS RECEBIDAS



REPENSAR OS ESPAÇOS DAS BIBLIOTECAS

As bibliotecas não têm que ser 'catedrais de silêncio' nem têm que ser espaços de cores "neutramente" aborrecidas! A estética, o design são poderosas mensagens de apelo à curiosidade, à descoberta, ao desenvolvimento dos sentidos...

BREWSTER KAHLE: A DIGITAL LIBRARY FREE TO THE WORLD



"...o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer...! (António Gedeão)

JAY WALKERS: THE LIBRARY OF HUMAN IMAGINATION



"...e sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança!" (António Gedeão)

sábado, 19 de dezembro de 2009

PC vs MAC



A 'guerra' entre PCs e MACs na campanha de Natal 08. Eu tenho um Mac!...

"O BICHO AVALIAÇÃO NO REINO DA TERRA DO FAZ-DE-CONTA"



Foi no Bibliotequices que encontrei esta 'peça' de humor e criatividade do PB Sílvio Maltez!

REVISTAS DO FUTURO (2)

Mag+ from Bonnier on Vimeo.



[visto aqui]

AS REVISTAS DO FUTURO (1)



[visto aqui Reparem bem no local onde é feita uma sessão fotográfica!...]

ATLAS DA DIVERSIDADE

O ATLAS DA DIVERSIDADE é uma ferramenta pedagógica inovadora, constituída por uma rede de escolas que, graças à colaboração mútua, geraram uma das bases de dados sobre diversidade cultural das mais importantes e extensas do mundo.É um espaço no qual se pretende recolher a especificidade própria de cada localidade, a partir do critério e da visão subjectiva dos participantes.

O Atlas é também um lugar de encontro, de reflexão e de aprendizagem em parceria. É uma forma de promover, através das TICs, a equidade, a tolerância, a diversidade linguística e o pluralismo, em todas as suas expressões.

Ler +


ASA PROMOVE ENCONTROS DE FORMAÇÃO

Consultar aqui o calendário.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ESCRITOR NA ES/3 JOSÉ RÉGIO

Richard Zimler vai estar à conversa com os alunos e falar do seu novo livro, no próximo dia 16, na nova biblioteca da 'nova' escola.
Ler aqui uma entrevista recente ao Diário de Notícias.

GUIA DE LEITURA 2009

É um Guia de Leitura da responsabilidade da FGRS e serve para nos orientar nas nossas escolhas na hora de adquirirmos ou sugerirmos leituras. Muitas das obras estão publicadas em Portugal.

LEITURA vs TECNOLOGIA


View more documents from moreno.

BIBLIOMETRO


Bibliometro é um conceito de biblioteca pública em stands, nas estações do metro de Madrid, no qual os passageiros podem levantar livros e depositá-los em qualquer outra estação. Este conceito pretende fazer circular a cultura pelos subterrâneos de Madrid, tornando a leitura num acto comum para milhões de passageiros diariamente. Os pequenos pavilhões de aproximadamente 7,80x2,50m são colocados nas zonas de circulação. A sua forma sinuosa adapta-se ao movimento dos passageiros. São construídos em vidro translúcido iluminado que permite que os livros sejam visíveis a partir do exterior. No exterior os passageiros têm acesso aos locais onde os livros são apresentados, ao balcão onde os livros são levantados e à caixa onde são depositados.[lido aqui]

Vale a pena ver mais info aqui.

domingo, 13 de dezembro de 2009

"OS AMIGOS DA MENINA DO MAR"

Um livro que vale mesmo ter nas bibliotecas!

O livro pedagógico “Os Amigos da Menina do Mar”, da autoria da bióloga da Associação Viver a Ciência Raquel Gaspar e com ilustrações do artista plástico da Ar.Co Ângelo Encarnação, pretende explicar aos mais pequenos alguns dos mistérios relacionados com as espécies marinhas do conto “A Menina do Mar”.

Nesta história, a Menina do Mar, ilustrada por Raquel Gaspar, conta-nos porque é que a carapaça do caranguejo é dura, para que serve a tinta do polvo e como se protegem os peixes sem escamas. As soluções estão todas no livro “Os amigos da Menina do Mar, que convida os leitores a explorarem os mistérios do fundo do mar recorrendo, em algumas situações, a uns "óculos de mergulhador", disponibilizados com o livro.

A obra, financiada pela Crioestaminal, surgiu na sequência de oficinas de Arte e Ciência, desenvolvidas pelos autores do livro, com crianças no IPO de Lisboa. Alguns desenhos dessas crianças ilustram a capa e textos contidos no livro.

A venda de "Os Amigos da Menina do Mar" irá contribuir para o Prémio Simbiontes, que visa apoiar a investigação em cancro em Portugal. Ler+

SEMINÁRIO - COMPREENSÃO EM LEITURA

TEMA: COMPREENSÃO EM LEITURA
Dia 20 de Janeiro de 2010 (Quarta-feira), entre as 17h e as 20h, com a Professora Doutora Leopoldina Viana, numa iniciativa da ES/3 Sª Hora e a Junta de Freguesia da Sª Hora. Objectivo geral: Sensibilizar para uma avaliação abrangente das dificuldades de compreensão da leitura. Objectivos específicos:
Analisar a dicotomia Querer/Poder ser um bom leitor;
Identificar e avaliar dificuldades em leitura;
Desenhar estratégias de intervenção em função da avaliação

Destinatários: Professores do Concelho de Matosinhos (prioritariamente), máx. 90 participantes.
Inscrições: maria_celeste_vieira@hotmail.com


sábado, 12 de dezembro de 2009

MINI BIBLIOTECA ESSENCIAL FNAC

É uma iniciativa Casa da Leitura+FNAC. É um guia (não só capas de livros...). É grátis. É útil.

SE O MUNDO SÓ TIVESSE 100 PESSOAS


É um trabalho notável de Toby Ng Kwong To: através de infografia, representa-se um mundo de 100 pessoas para nos dar a visão percentual em campos básicos, como por exemplos estes que aqui mostramos. Fazíamos ideia? Que acções? Mais aqui.

SALA DO CONTO DA BM DE CARNAXIDE POR PAULO GARLINDO

Se uma imagem vale por mil palavras, as 1893 imagens que aqui mostrarei valem por 1.893.000 palavras. Seria de facto um pouco chato se eu empreendesse uma tal tarefa de proporções bíblicas, pelo que decidi realizar um filme em Stop - Motion com o objectivo de mostrar o meu dia-a-dia no projecto de concepção e realização da Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide, desde os primeiros esboços até aos passos finais . Espero que gostem tanto de o ver como eu de oproduzir. Foi um prazer absolutamente indizível. Paulo Galindro
[Se quiserem conhecer mehor este ilustrador, espreitem aqui.]

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A "NUVEM" DIGITAL

Hoje, basta um computador ligado à internet para ter acesso a praticamente qualquer filme, livro ou música, muitas vezes de forma ilegal. Logo mais, não será necessário baixar nada para ter tudo isso quando e onde quiser. E, o melhor, dentro da lei e, muitas vezes, grátis.

Cortesia da nuvem. Mas afinal o que é isso? No mundo pré-internet, tudo devia estar instalado ou armazenado no computador. Com a nuvem, tudo é acessado via internet.

“A cultura já está online. Qualquer mídia pode ser digitalizada com vantagens econômicas para a indústria. O que vemos agora, é a internet se tornando o principal suporte de acesso à cultura e ao entretenimento”, observa o estudioso norte-americano Nicholas Carr, autor de A Grande Mudança (editora Landscape), em que defende que a nuvem está mudando a sociedade de forma tão profunda quanto a energia elétrica nos últimos cem anos.

Antes disso é preciso entender como chegamos aqui. Se desde a virada do século ninguém dava mais muita bola para o CD, porque todos queriam ter o seu iPod lotado de músicas; o sucesso do aparelho, no seu conceito original, só foi possível porque a era Napster havia se disseminado o compartilhamento de músicas na rede. Ler +

PROIBIDO ABRIR ESCOLA SEM BIBLIOTECA

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a redação final do projeto de lei originalmente proposto pela então deputada gaúcha Esther Grossi (PT) para que todas as escolas públicas e privadas sejam obrigadas a ter bibliotecas escolares. Como se sabe, o Brasil possui 53 mil escolas com bibliotecas. Porém, nada menos do que outras 113 mil não têm esse serviço público tão essencial à educação quanto à cidadania.
Se aprovada, a nova lei dará cinco anos de prazo para os estabelecimentos se adequarem. [in Revista do Observatório do Livro e da Leitura]
Related Posts with Thumbnails