“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

sábado, 31 de outubro de 2009

O PODER DA LEITURA

Um anúncio promotor da leitura:

SÍTIO DA CAMILA - PROJECTO DE PROMOÇÃO DA LEITURA

Um projecto muito interessante que podemos acompanhar ( replicar nas nossas escolas!) neste blog: O Sítio da Camila. A promoção da leitura é uma acção a médio/longo prazo que passa por fases, implica actores, estratégias, recursos, actividades, marketing e avaliação.

MÊS/DIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES



Em algumas escolas e agrupamentos, o mês de Outubro foi mês para festejar a biblioteca; noutras, foi assinalado Dia das Bibliotecas, em 26 de Outubro. Aqui ficam algumas fotos e uma listagem de algumas das mais interessantes actividades:
- Bibliocafé - sarau de música e poesia, à noite, para pais e encarregados de educação;
- Bibliopaper - um 'teste' aos conhecimentos dos alunos sobre a biblioteca;
- concurso de slogans sobre a biblioteca;
- B.D. ao sol - mostra de livros de BD, acompanhados de cartazes, no exterior da biblioteca;
- recepção de pais e encarregados de educação na biblioteca;

[NOTA: À medida que receber a informação dos PB, este post será actualizado.]

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PNL - ROTEIRO DE LEITURAS

O Roteiro de Leituras, nova funcionalidade do website do Plano Nacional de Leitura, apresenta-se como uma base de dados que congrega a partir de um mesmo ponto de acesso a divulgação de actividades no domínio da promoção da leitura, protagonizadas por Bibliotecas Públicas, Autarquias, Instituições de Ensino Superior, Editoras e Livrarias, Sociedade Civil e Instituições Culturais.

Um motor de pesquisa permite a identificação de actividades por tipologia de entidade promotora, por localização geográfica ou por data. Permite ainda a pesquisa por termos. fonte A Informação

SAPOKIDS

O site está dividido em várias áreas temáticas, a saber: filmes & TV, vídeos, jogos, música, desporto, notícias, descobrir, fun, S.O.S. e escola mas o destaque tem mesmo que ir para o Scratch(R).


A BIBLIOTECA NA ÁRVORE

Imagine uma cidade onde os livros são um bem comum, do mesmo modo que o sol do meio-dia ou a sombra de uma árvore. Na biblioteca deste lugar, qualquer pessoa pode usufruir da leitura sem data para devolver o livro ou retorná-lo necessariamente para o local de onde foi levado. O que muitos sentenciaram como loucura de Fernando Monção, um empresário de pronta entrega de refeições, vai começar em até três meses em Valença, no Rio de Janeiro. LER +

BIBLIOBURRO NA COLÔMBIA

Quando se sonha e quer, acontecem coisas destas...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PARABÉNS ASTÉRIX!

Um novo álbum, a apresentar hoje à meia-noite, festeja os 50 anos do herói gaulês!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

REUNIÕES CONCELHIAS

Estamos a realizar a 2ª reunião deste período com os professores-bibliotecários de cada concelho:
- Amarante - Biblioteca Municipal - 14.10.09 - 9h 30m
- Vila do Conde - EB23 Júlio Saúl Dias - 27.10.09 - 9h 30m
- Maia - EB23 Gueifães - 29.10.09 -15h
- Matosinhos - EB23 Sª Hora - 30.10.09 - 9h 30m

Planos de actividades, comemoração do Mês Internacional das BE e parcerias são os pontes fortes da agenda de trabalhos.

10 ANOS A 'GOOGLAR'

A história de 10 anos do Google em poucos minutos:

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DIA NACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (3)

DIA NACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (2)


DIA NACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e o dia 26 foi escolhido pela RBE para ser o nosso Dia. Estamos num ano muito significativo, um ano que desejamos de viragem neste percurso de 13 anos que a RBE já trilhou. Temos professores-bibliotecários a tempo inteiro, com conteúdos funcionais muito bem definidos; o modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares vai ser aplicado de forma universal; mais de 1000 professores-bibliotecários estão a receber formação neste modelo, através da plataforma moodle, no formato de oficina; o número de coordenadores interconcelhios duplicou; o sítio da RBE está a publicar materiais, documentos de apoio; o blogue da RBE foi redesenhado e redefinida a sua linha editorial; as redes concelhias de bibliotecas continuam a crescer. Muito trabalho ainda por fazer, sobretudo, em duas frentes: trabalho colaborativo com os professores e aumento dos níveis de literacia dos alunos. Mas, com o empenho, esforço e mais e melhor formação dos professores-bibliotecários estamos certos que os objectivos de termos bibliotecas do séc.XXI será alcançado.
Deixo-vos aqui um texto para reflexão: "School Libraries: making a difference".

domingo, 25 de outubro de 2009

BIBLIOTECA DIGITAL - ACESSO UNIVERSAL AO CONHECIMENTO


Uma utopia o acesso universal ao conhecimento? Uma Biblioteca de Alexandria ao alcance de todos? Vale a pena ouvir e...reflectir no quão importante é pensarmos em procedimentos que aproximam os cidadãos (desde as mais precoces idades) do conhecimento.
[Este vídeo pode ter legendas em Português, clicando em View subtittles]

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NOVO SITE DO PNL





O site do PNL foi redesenhado e está muito mais bonito e funcional!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LER E SABER LER - ACÇÃO DE FORMAÇÃO

[clicar sobre a imagem para aumentar]

III CONFERÊNCIA DO PNL

Começa hoje em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian e, entre outras comunicações, vão ser apresentados os primeiros resultados de um estudo longitudinal conduzido pelo Professor José Junca de Morais - Níveis de referência de desenvolvimento da leitura e da escrita, do 1º ao 6º ano de escolaridade.
O estudo está a ser feito junto de três escolas da região de Lisboa, a primeira com alto rendimento escolar, a segunda com rendimento médio-alto e a terceira com baixo rendimento. São analisadas duas turmas por cada ano escolar, do 1.º ao 6.º anos, por escola, num total de meio milhar de estudantes. O objectivo é "ter uma ideia de como é que os alunos lêem" em vários domínios, das competências fonológicas à leitura de palavras. São cerca de 40 testes, de leitura, compre-ensão e escrita, adequados a cada ano. Trata-se de um estudo psicolinguístico porque se pretende analisar o que é que se passa na mente da criança, enquanto aprende, explica o investigador.
[...]
Para já, as conclusões - Junca de Morais salvaguarda que a análise não é representativa, já que está a ser realizada em apenas três escolas - são que há grandes disparidades entre as escolas.
[...]
Mais do que com os métodos dos professores - embora esses também sejam importantes e seja necessária formação, aponta -, José Junca de Morais considera que o problema está no facto de as crianças não terem feito o pré-escolar, nem actividades em casa, com os pais. "Deve ser isso que está na origem das diferenças. Há crianças que no 1.º ano já têm uma certa bagagem cultural e conhecem vocabulário", esse conhecimento facilita a aprendizagem, defende.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

TERESA CALÇADA EM ENTREVISTA

Uma interessantíssima entrevista da Dra Teresa Calçada à revista Livros&Leitura:

" Acabámos de festejar esses 13 anos de rede, fizémos um fórum e estamos contentes pelo que fizémos. São três ou quatro etapas que foram bem conseguidas e culminaram agora com a possibilidade de ter um professor em cada escola que se ocupa só da biblioteca. É uma imensa vitória entre nós poder, num país que tem poucos hábitos de leitura, ter isso, porque a biblioteca escolar é uma biblioteca com competências para ensinar os alunos a usar as bilbiotecas e os recursos. É mais um instrumento pedagógico, quer curricular, quer extracurricular e isso tem sido um gosto imenso.
[...]
As tecnologias têm bondades e maldades. É preciso que se ensine, de algum modo, a ler os media, a usar as ferramentas, como a internet, os blogs, o twitter, trinta mil coisas que, muitas vezes, criam a ilusão de saber. E é preciso levar os mais novos, em particular, a perceber que esse instrumento é funcional, é uma utilidade ao nosso serviço e que se pode ser pobre, remediado ou rico no uso de todas as tecnologias do saber, desde o livro às designadas novas tecnologias.
[...]
Hoje é ainda mais difícil ser letrado porque temos de ser letrados em várias linguagens, em várias leituras. Por isso, é difícil, é um desafio muito grande, nas escolas em particular, os professores que se ocupam das bibliotecas têm perante si um imensíssimo desafio porque a facilidade associada, ilusoriamente, às tecnologias, leva a pensar que está tudo à distância de um clique, mas não. As pessoas têm destreza, mas não têm competência, não têm saber.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCUMENTAÇÃO E FORMAÇÃO DE LEITORES

O Curso de Especialização em Documentação e Formação de Leitores propõe-se actualizar e aprofundar os conhecimentos dos profissionais de bibliotecas no que respeita à articulação entre duas vertentes essenciais: a colecção e o utilizador. É consensual que nestas duas vertentes reside a razão de existir de uma biblioteca, pelo que se exige uma estreita ligação entre elas. Mais info aqui.



15º ENCONTROS LUSO-GALAICO-FRANCESES DO LIVRO INFANTO-JUVENIL

Anotem: 13 e 14 de Novembro; na biblioteca Almeida Garrett, Porto; tema. A Maré de Livros. Programa completo aqui.Imperdível!

domingo, 18 de outubro de 2009

'NOVAS' LIVRARIAS

Via Pó dos Livros, transcrevemos: O grupo Leya escolheu as estações de Sete Rios e de Santa Apolónia, em Lisboa, para instalar as suas primeiras máquinas de venda automática de livros da colecção BIS.

Uma óptima ideia,achamos nós! Se quiserem ler o resto do divertido post da Pó dos livros, vão lá!!

HÁ VIDA NA BIBLIOTECA!

O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam um concurso que desafia as escolas a fazerem reportagens sobre as suas bibliotecas. A iniciativa permite que todos fiquemos a conhecer melhor o que se passa nas bibliotecas das escolas e possibilita, a quem participar, treinar ferramentas utilizadas diariamente pelos jornalistas.HÁ VIDA NA BIBLIOTECA está aberto à participação de todas as escolas do ensino básico. A melhor reportagem será publicada na VISÃO Júnior de Junho e a equipa/ turma que a realizou terá a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redacção da revista. Todas as outras reportagens serão disponibilizadas no sítio da VISÃO Júnior, que criará uma zona especifica para o efeito.

Inscrição? Basta enviar um e-mail para vjuniorbibliotecas@impresa.pt, indicando o nome do professor responsável pelo grupo, o nome de todos os participantes e o nome e contactos da escola. As inscrições estão abertas até 27 de Novembro.Mais info aqui.

CASA DAS CIÊNCIAS - APRESENTAÇÃO NO PORTO

Porto, 26 de Outubro 2009 na FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA. Programa aqui e inscrições aqui.

CASA DAS CIÊNCIAS

Entre as inúmeras comunicações e apresentações de projectos na EDEN Conference , começo por destacar a Casa das Ciências, um projecto que está a ser apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que veio a esta conferência 'pela mão' do eng. Silva Pinto da U Porto .

O presente projecto, um portal para professores de Ciência, [...] é um veículo integrador e amplificador dos esforços actuais na utilização das tecnologias da Informação no processo de Ensino/Aprendizagem feitos por agentes muito diversos cujos resultados se encontram dispersos. Este portal vai dar visibilidade e utilidade aos esforços de muitos docentes, reconhecendo-lhes o mérito que efectivamente têm, transformando-se num sítio web de referência para todos os professores de Ciência em língua portuguesa. Ler+

quinta-feira, 15 de outubro de 2009


Começou hoje, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, The Seventh Open Classroom Conference sob o tema The European School 2.0. Comité organizador: EDEN - the European Distance and E-Learning Network - , Universidade do Porto e Universidade Aberta. É mais uma importante iniciativa no âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação.
Podem ir acompanhando no Twitter.


2010 O ANO DAS GOOGLE EDITIONS

Via Isabel Coutinho (na Feira do Livro, em Frankfurt), transcrevo:
No próximo ano, em todo mundo, a Google espera mudar a maneira como compramos e lemos livros através do novo conceito de cloud publishing. Os livros em edição da Google passam a ser publicados e armazenados algures na Internet, numa "nuvem" de computadores, e depois quem os compra pode andar a lê-los em qualquer lado e em qualquer dispositivo com a ajuda de uma ligação à Internet.

"Os leitores comprarão à Google Editions o acesso online ao livro", explica Luis Collado. "O livro estará sempre nos servidores da Google e este acesso online significa que a partir de qualquer dispositivo electrónico com uma ligação à Internet as pessoas vão poder ler os livros." Esses dispositivos podem ser um computador, um ecrã de televisão com uma ligação à Internet, um e-reader, isto é, um leitor de livros electrónicos que tenha uma ligação aberta à Internet (a próxima geração destes aparelhos), ou ainda um telemóvel. LER +

PARABÉNS, AGUSTINA!

imagem: a dois

Agustina Bessa-Luís completa hoje 87 anos! PARABÉNS! Ouvir aqui, via TSF. E quem puder, vá até ao CCB, em Lisboa, com um programa todo dedicado a esta escritora maior!!

BLOGUE DA RBE...DE VOLTA!

Com um novo 'look' e cheios de bons posts, aí está,de novo, o blogue da RBE! A adicionar aos nossos 'favoritos' e de leitura obrigatória!!!

FORMAÇÃO A DISTÂNCIA - DESIGNING THE FUTURE

[clicar sobre a imagem para aumentar]
Mais info aqui.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"EU LEIO, TU LÊS, ELE LÊ..."


ACÇÃO DE FORMAÇÃO | EU LEIO, TU LÊS, ELE LÊ...

Promoção da leitura e formação de leitores | Marta Martins

OBJECTIVOS

Reflectir sobre a problemática da Leitura na sociedade contemporânea;

Reflectir sobre a importância da Leitura no desenvolvimento integral da criança;

Reflectir sobre o papel da Escola face à construção de hábitos de leitura;

Conhecer estratégias de promoção de leitura;

Saber propor actividades de promoção de leitura;

Saber articular o Projecto Educativo da Escola com o Projecto Curricular de Turma, colocando a ênfase na Promoção da Leitura;

Saber seleccionar um corpus textual adequado aos públicos pré-escolar e escolar.

INSCRIÇÕES LIMITADAS ATRAVÉS DESTES CONTACTOS

- Tel. 229 408 638 | Fax 229 440 638 biblioteca@cm-maia.pt


III CONFERÊNCIA DO PNL


A III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura terá lugar nos dias 22 e 23 de Outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Entrada livre. Programa aqui.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

2º ENCONTRO - PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS


É já no próximo dia 17 de Outubro, às 9h, em Famalicão, no Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Inscrições gratuitas -geral@bibliotecacamilocastelobranco.org



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Convido-vos a 'entrar' nesta fantástica biblioteca, a Springfield Township High School Virtual Library da não menos fantástica professora bibliotecária, Joyce Valenza!! Passando o 'rato' vão-se abrindo janelas carregadas de informação para os utilizadores. Que tal?? Uma 'porta' de entrada para uma biblioteca que, assim, fica 24h/365 d acessível!!


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

I ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE LITERACIA FAMILIAR

Vai realizar-se, nos dias 13 e 14 de Novembro, na Escola Superior de Educação, em Coimbra. Programa e inscrições aqui.

sábado, 3 de outubro de 2009

OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Aqui fica o cartaz, da IASL, adaptado para nós. Que seja inspirador de muitas e estimulantes actividades para este mês que deve ter o seu ponto 'alto' no dia 26 de Outubro, conforme foi decidido pela RBE de acordo com sugestão da IASL para que cada paiís escolha o seu dia durante este mês.

BIBLIOTECA ESCOLAR INAUGURADA

Foi ontem, dia 2 de Outubro (no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares), que foi inaugurada a biblioteca da EB1 Cidade Jardim (Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia), no âmbito do programa da RBE. Como é sabido, este programa assegura a atribuição de verbas direccionadas para a aquisição do mobiliário, equipamento e fundo documental bem como, e por aplicação da Portaria 756/09, a presença, a tempo inteiro, de dois professores bibliotecários no Agrupamento. O compromisso da Câmara, parceira indispensável, concretiza-se ao nível do espaço físico que tem que ter os requisitos mínimos de área, luminosidade e conforto. Aqui ficam as imagens:

Related Posts with Thumbnails