“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

domingo, 26 de julho de 2009

FÉRIAS...RICAS FÉRIAS!




Bem precisamos! O BIBLIOTECAR também vai 'a banhos'!! Descanso, agitação, mar, campo, cidades ou aldeias, monte, planície, dentro, fora, aqui e ali mas....com boas leituras!!!

terça-feira, 21 de julho de 2009

VAGAS PARA PROFESSOR-BIBLIOTECÁRIO

Aqui podem consultar a lista de Agrupamentos / Escolas não Agrupadas que abriram procedimento externo para bibliotecários.

domingo, 19 de julho de 2009

BIBLIOTECA DIGITAL - E-FABULATIONS

E-fabulations : e-journal of children's literature = E-fabulações é uma revista electrónica de literatura infantil, publicada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Departamento de Estudos Anglo-Americanos. Vale mesmo a pena conhecê-la, lê-la, divulgá-la e...acrescentar ás nossas bibliotecas virtuais/digitais.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

REVISTA PRISMA Nª 8

Em mais um número, que corresponde ao primeiro semestre do corrente ano de 2009, o call for papers realizado atempadamente, trouxe até ao processo de avaliação uma panóplia de artigos que configuram três temáticas inscritas na agenda de pesquisa das CIC, ainda que uma dessas temáticas se situe na fronteira ou na zona das relações interdisciplinares das Ciências da Educação com as CIC em torno do impactante fenómeno das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).A reflexão sobre a mudança de paradigma na área profissional e científica da Informação/Documnetação constitui a primeira temática e consubstancia-se em dois artigos diferentes, sendo que o segundo, centrado no conceito da tecnologia, ajuda a compreender que a evolução e a afirmação da CI pós-custodial, info-tecnológica e científica derivou forçosamente da génese e do impacto do “paradigma tecnológico”, do “informacionalismo” e do “capitalismo informacional” (Manuel Castells).Uma segunda temática emerge, através de dois artigos, que têm em comum um mesmo coautor, além da performance tecnológica desempenhadas em contexto educativo.E por fim dois artigos que versam uma temática algo difusa denominada ora indistinta, ora distintamente como Inteligência Competitiva, Inteligência Económica e Gestão da Informação organizacional, com dois interessantes estudos de aplicação.A variedade das temáticas e, em especial, a marca híbrida e interdisciplinar patente no conjunto de artigos relacionados com a triangulação Informação – Educação- Tecnlogia, gerou um número algo eclético, mas que é, ao mesmo tempo, o reflexo compreensível de um saudável exercício de infleção identitária da CI e de abertura a áreas afins ou estreitamente relacionadas.
In Editorial, por Armando Malheiro da Silva

GUIA DE SOFTWARE LIVRE PARA ESCOLAS, ALUNOS E PROFESSORES

O presente guia foi concebido com o objectivo de auxiliar na divulgação da existência de Software Livre e, consequentemente, promover a sua utilização. Destina-se, em primeiro lugar, a professores, alunos e pais, mas será certamente útil a todos aqueles que pretendam descobrir o mundo do Software Livre e conhecer algumas das suas melhores ferramentas.Da autoria de Nelson A. F. Gonçalves e com edição do Centro de Competência ERTE de Viseu da Escola Superior de Educação de Viseu, este guia abrange 10 áreas essenciais da utilização de software, a saber: sistemas operativos, educacional e académico, imagem, Internet, multimédia, produtividade, publicação, segurança e utilidades. (via Webmania)

terça-feira, 14 de julho de 2009

HOMENAGEM A MARIA KEIL

[*]

A Academia Nacional de Belas Artes atribuiu o Grande Prémio Aquisição/2009 (por unanimidade) a Maria Keil. Fez bem. Mais prémios e homenagens seriam poucos para uma artista que tornou o mundo mais belo e interessante. E a quem, segundo a própria, nem sempre foi dada a merecida atenção. É verdade.
O prémio será entregue hoje durante um almoço na Cervejaria Trindade, cujo grande salão tem por nome Sala Maria Keil, já que foi decorada pela artista plástica e ilustradora em 1946.
Ler +
Uma entrevista a ouvir!

[*] É este trabalho, em serigrafia, que olho todos os dias com o mesmo deslumbre e ternura...]

BOOKESS - ESCRITA CRIATIVA

Uma ferramenta para se desenvolver/fomentar a escrita criativa - BOOKESS. Podemos iniciar a escrita de um conto, deixar os outros continuarem, podemos construir comunidades de escritores, leitores, comentadores, críticos...


Bookess is both an editor and a library. It's a place where you can create your own book and release it worldwide, without any restrictions and for free. Bookess was set up to provide access to good literature everywhere: at home, at the workplace, at the hotel during the weekend, in short: wherever there is an Internet connection. [...] In addition to providing people with the possibility to writing books, Bookess is also home to a circle of friendship between people with the same goal. It's called the Bookess Community of Editors, where users relate, chat, exchange ideas, and make new friends!
Ler +

BANCO DE IMAGENS GRÁTIS

O FOTOGLIF é um útil diretório de imagens (milhões!) de acesso grátis.

JÁ PUBLICADA A PORTARIA

Foi, finalmente, publicada em D.R., a Portaria 756/2009 de 14/07/2009, que cria e regulamenta o cargo de professor bibliotecário. A partir de hoje, devem as escolas dar início ao procedimento interno para designação do(s) professore(s) bibliotecários. Recomenda-se a leitura do dossier de apoio elaborado pela RBE.

sábado, 11 de julho de 2009

DOAJ - DIRETÓRIO DE PUBLICAÇÕES

DOAJ é um diretório de publicações científicas e/ou académicas de grande valor e acesso grátis que vale a pena adicionar aos favoritos! São 4256 publicações das quais 1560 são pesquisáveis ao nível do artigo. O DOAJ está sob responsabilidade da Universidade de Lund (Suécia).

sexta-feira, 10 de julho de 2009

BIBLIOTECAS DE PRAIA

[Vila do Conde]

[Póvoa de Varzim]

10 RECOMENDAÇÕES DA IFLA PARA BIBLIOTECAS MELHORES

As recomendações visam as bibliotecas públicas mas podemos aproveitar (quase) tudo. Leiam (inglês) aqui.

UM MÁQUINA DE IMPRIMIR LIVROS PODE MUDAR A FACE DAS BIBLIOTECAS?


Essa é a solução conveniente para o mundo de bits em que vivemos, em contraposição ao mundo de átomos em que Dewey vivia. Não precisamos mais de acervo físico. Isso vale tanto para livrarias como para bibliotecas. Livrarias podem oferecer impressão sob demanda. Bibliotecas podem emprestar Kindles. Hoje parece impossível, mas quando um leitor digital de livros custar o mesmo preço de um livro impresso comum (e isso é bem possível dentro de 5-10 anos), pode-se eliminar acervos físicos e investir pesadamente em coleções digitais. A biblioteca passaria a ser apenas um espaço vazio de interação de pessoas com outras pessoas (e eventualmente, autores), mais do que a interação entre pessoas e livros.

Ler+

"É DIFÍCIL CONTROLAR A INTERNET"

Controlar a internet é uma tarefa difícil, pois ela é baseada em múltiplos protocolos de comunicação. Mas impor restrições, bloqueando acesso a sites, é uma tarefa menos complexa."Há países, como Síria, Irã e China, que filtram conteúdo, sites e até o que aparece nas buscas feitas por mecanismos", afirma Pedro Paranaguá, professor de direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e mestre em propriedade intelectual pela Universidade de Londres."Isso tudo acaba por mostrar meias-verdades, um mundo artificial, que não corresponde à realidade. Além disso, cerceia a liberdade de expressão das pessoas e o acesso à informação."Ele afirma que a internet deve ser livre. Ler +

LANÇAMENTO DA REVISTA "ECOS"

É hoje, dia 10, às 18h, na Biblioteca Municipal de Gaia, que se faz a apresentação do 1º número da revista "ECOS", uma iniciativa da EB2,3 Soares dos Reis. No seu Editorial pode-se ler:

Este é o primeiro número da nova Revista Ecos e esperemos que o primeiro de muitos números que se lhe seguirão. Ecos é uma revista de carácter cultural, pedagógico-didáctico e científico. Terá, para já, uma periodicidade anual. É uma iniciativa de colaboradores da equipa da BECRE da Escola EB 2/3 Soares dos Reis.
[...]
A iniciativa é nossa, mas esta é uma revista aberta aos trabalhos de mérito de todos os colegas investigadores que nos queiram acompanhar, pois não somos uma revista de escola. Para diversificarmos os pontos de vista, para podermos aspirar a sermos uma revista de prestígio, decidimos incluir artigos de colegas de outras instituições do país. Tendo em vista o mesmo fim, e para referendar todos os artigos, recorremos a especialistas doutorados em cada uma das áreas a que eles reportam. Este conselho científico variará de revista para revista, conforme o teor dos escritos assim o exijam, mas procuraremos sempre o concurso dos melhores. A eles os nossos agradecimentos.

Saudamos esta iniciativa com admiração e entusiasmo e desejamos que possa concretizar os seus objectivos!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

INTERNET 'RECONSTITUI' O MAIS ANTIGO DOCUMENTO BÍBLICO

O biblista português Armindo Vaz, professor na Universidade Católica, foi espreitar ao computador mal soube da notícia, dada pelo P2: ontem a British Library colocou na Internet as 800 páginas do Codex Sinaiticus, um dos mais antigos (ou mesmo o mais antigo) dos manuscritos bíblicos existentes, datado do século IV. As folhas estavam dispersas em quatro bibliotecas - Londres, Leipzig, São Petersburgo e Monte Sinai - e estão desde ontem todas reunidas à distância do clique do computador. Ler+ no Público.

PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO - DOSSIER DE ESCLARECIMENTOS

Já podem ser lidos alguns esclarecimentos referentes à criação da função de professor bibliotecário, aqui.

LANÇAMENTO DE LIVRO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL

No dia 13 de julho, pelas 18h, na Feira do Livro da Maia, será lançado o livro "A Biblioteca Misteriosa do Tio Serafim - viagem pela história da Maia" de José Augusto Maia Marques.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

"A CHARADA DA BICHARADA" LIDO POR ALICE VIEIRA



Via Letra Pequena, mais um livro que 'virou' audio, lido pela sua autora, Alice Vieira. Aqui.

CONFERÊNCIA - UMA ÁRVORE DE LEITURAS: LANÇAR SEMENTES

Realiza-se, nos dias 17 e 18 de Setembro, na Biblioteca Municipal D. Dinis, de Odivelas, a Conferência Uma árvore de leituras_lançar sementes, dedicada à Literacia Emergente e Familiar, aos Álbuns de Imagens e às Práticas de Promoção da Leitura. Programa e inscrições aqui.

domingo, 5 de julho de 2009

sábado, 4 de julho de 2009

ENCONTRO ALER+ 2009

Decorreu no CCB, o Encontro aLer+ 2009 que reuniu as 33 escolas que, este ano, desenvolveram inúmeras actividades que fizeram delas 'escolas + leitoras". Este é um projecto do PNL que segue o modelo do Reading Connects e que visa a promoção, de uma forma muito activa, criativa e consistente, da leitura em toda a comunidade escolar, envolvendo a família e outros parceiros naturais. Foi muito inspirador assistir ao relato de cada escola e às intervenções da Chris Lamb e Louise Kanolik do Reading Connects. Neste encontro, estiveram também presentes as novas 31 escolas que aderiram a este projecto e receberam das mãos das escolas já integradas, o conjunto de documentos orientadores. Para 'marcar' ,de forma muito concreta, as 33 escolas que desenvolveram um ano de actividades notáveis, o PNL ofereceu-lhes uma placa acrílica que será afixada na biblioteca e que as certifica como escolas aLer+. Como sublinhou Isabel Alçada, " a leitura deve ser um acto festivo mas não basta" e a Chris e a Louise,  ainda que elogiando a forma espectacular como as escolas promoveram a leitura (até anunciaram que iam 'roubar' ideias e slogans...) também referiram a absoluta necessidade de se avaliar o impacto que estas actividades estão a ter nas competências leitoras das crianças e jovens. Teresa Calçada saudou este 'espírito das escolas-leitoras e destacou o papel decisivo das bibliotecas  - "os lugares mais fantásticos do mundo!" -  para darem o contributo decisivo na promoção da leitura qualquer que seja o suporte e o género de literatura. O acompanhamento deste projecto tem sido feito pelos coordenadores interconcelhios e, destacadamente, por Ana Bela Martins e Alexandra Marques.
Algumas imagens (de telemóvel e por isso de fraca qualidade...):

"É PRECISO LER!" - DIZ OSCAR NIEMEYER


O arquiteto Oscar Niemeyer, numa entrevista recente, não tem dúvida: "É PRECISO LER, SOBRETUDO OS CLÁSSICOS!"

Estudante, frequentei o escritório de Lucio Costa e Carlos Leão, e logo depois trabalhei a convite de Rodrigo Melo Franco de Andrade no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tudo isso foi muito importante para mim. Lembro Rodrigo a recomendar: “É preciso ler, sobretudo os clássicos, começando por Diogo do Couto, que com tanta clareza escrevia sobre as incursões portuguesas na África.” Recordo como, de minha parte, procurei atendê-lo. Em certa ocasião, agradava-me ler os romances do (Georges) Simenon, que os colegas do escritório desprezavam, vendo-os como narrativas policiais sem maior conteúdo. E lembro, a sorrir, o dia em que os fulminei, contando que acabara de ler Cartas ao Castor onde, satisfeito, (Jean-Paul) Sartre confessava: “Hoje li três livros de Simenon.” O importante é ler; tudo se entrelaça neste mundo perverso em que vivemos. Como a leitura pode nos levar a entendê-lo melhor, e fazer-nos mais simples e generosos! Há mais de cinco anos temos aula de filosofia e cosmologia no escritório, com meu amigo Luiz Alberto Oliveira. Não raro delas saímos pequeninos diante da grandeza do universo, mais conscientes da insignificância do ser humano, certos de que muita coisa não tem a importância que lhe damos, de que o essencial é criar um clima de solidariedade, olhar o nosso semelhante sem procurar defeitos – convencidos de que, como dizia Lênin, 10% de qualidade já basta para nos entendermos. Ler+

LEITURAS DIGITAIS VÃO GANHANDO O SEU ESPAÇO

sexta-feira, 3 de julho de 2009

ENCONTRO aLER+ 2009


O Encontro, para balanço do 1º ano, realiza-se nos dias 03 e 04 de Julho, no Centro Cultural de Belém, com as equipas que no corrente ano lectivo lançaram e desenvolveram o trabalho. Pretende-se que esta seja um momento significativo de visibilidade, de divulgação e de troca com os parceiros ingleses que também estarão presentes.

O Projecto aLeR+ foi lançado em Junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, numa parceria do com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project. LER +

NEWSLETTER Nº 5

Já está disponível a Newsletter nº 5 da RBE! Imprescindível a sua leitura!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

FEIRA DO LIVRO NA MAIA

BIBLIOTECAS E LEITURA - LIBRARIES AND READING

Dando continuidade à primeira edição da Conferência Internacional BIBLIOTECAS PARA A VIDA, que teve lugar em 2005, e pretendendo criar um espaço regular de reflexão ao mesmo tempo mais alargada e mais especializada em torno da(s) Biblioteca(s), a edição de 2009 propõe o tema BIBLIOTECAS E LEITURA. Esta II Conferência é uma iniciativa conjunta do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e da Biblioteca Pública de Évora, e tem lugar no próximo mês de Novembro, entre os dias 18 e 21.O evento constitui-se de actividades muito diversas: conferências por especialistas convidados, comunicações livres, workshops de formação para aspectos específicos da promoção da leitura, e um painel animado por profissionais a trabalhar em bibliotecas escolares, públicas e universitárias. Está ainda prevista uma concentração de bibliotecas itinerantes e visitas guiadas a bibliotecas do concelho.

CARTAZ E FOLHETO AQUI.

Related Posts with Thumbnails